keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Lareiras ecológicas já causaram dois incêndios em Florianópolis

Bombeiros alertam para uso do equipamento

Lareiras ecológicas já provocaram dois incêndios de grandes proporções em Florianópolis nos últimos dias. Os casos foram registrados no Centro e Agronômica. Nas duas situações, o fogo começou nesses equipamentos, que são cada vez mais utilizados. Esses aparelhos, em sua grande maioria, acabam instalados principalmente nas salas. Levam álcool e quando ficam aquecidos a chama fica transparente, o que deixa ainda mais perigosa a situação. Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas vão reabastecer e pode ocorrer explosão.

Acompanhe as orientações:

– Primeiramente o cuidado acontece na hora da compra, apesar de parecer um equipamento simples, há muita fabricação caseira, e que não possuem os materiais adequados nem os dispositivos de segurança. Por isso, sempre procure o equipamento certificado pelo Inmetro, com manual e garantias;

– Siga sempre as recomendações do manual, pois cada equipamento tem as suas peculiaridades, como com manuseio, os procedimentos de como abastecer, como aquecer. Preste bastante atenção ao combustível correto para o abastecimento.

 Se for preciso fazer o manuseio ou abastecimento, deve-se aguardar pelo menos 30 minutos para realizar o procedimento, para evitar acidentes graves. Outro ponto de destaque é o fato de ser uma lareira que não possui chaminé, então, enquanto está ocorrendo a combustão, ela está consumindo o oxigênio do ambiente, ao mesmo tempo em que libera o gás carbônico, por isso não deve ser utilizada em cômodos confinados. É preciso haver ventilação – explicou.

Os sintomas da falta de oxigênio no ambiente podem ser observados com a fadiga, a sonolência, dificuldade de concentração, que podem causa desmaios e até o óbito.

– Sempre acender com acendedor longo, para a chama não atingir suas mãos, nunca reabastecer com o equipamento quente ou com chama. Quando parar de utilizá-lo, assim que a chama se extinguir ainda deve-se aguardar cerca de 20 minutos antes de guarda-lo. E importante destacar que nunca deve-se fumar no mesmo ambiente – comentou.

Além de tudo isso, deve-se observar as mesmas precauções que são seguidas para todo o uso dos equipamentos de aquecimentos:

– Respeitar o distanciamento de outros materiais, como mobílias, cortinas, tapetes e sofás;

– Estabelecer o equipamento sobre uma base sólida, para que fique estável e não corra o risco de virar, por exemplo;

– Embalagem do combustível para reabastecimento deve ser mantida longe do equipamento;

– Aguardar o resfriamento antes de guardar;

– Não deixar o equipamento queimando sem supervisão em um ambiente;

– Não deixar esses equipamentos próximo a menores não supervisionados, o ideal é desincentivar as crianças e mexerem;

– No caso de incêndio, utilizar extintor de pó químico. Principalmente no caso da lareira ecológica, não se deve utilizar extintor a base de água, pois isso pode espalhar o álcool e as chamas pelo ambiente.

 

 

**Com informações Floripa Centro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano

Segurança

Fogo destrói galpão de suínos no Oeste de SC

A estrutura de 1,5 mil metros quadrados ficou completamente destruída

Segurança

Carro capota na rua Madre Paulina em Nova Trento

Vítima estava consciente, mas desorientada

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano