keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Justiça determina que SC volte a proibir funcionamento de casas noturnas e limite ocupação de hotéis

O magistrado fixou o prazo de 48 horas para que o Estado cumpra as obrigações de restabelecimento das medidas restritivas, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil

X
Pixabay/Imagem Ilustrativa

O juiz Jefferson Zanini, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca da Capital, deferiu parcialmente, na tarde desta terça-feira (22), tutela de urgência em ação civil pública proposta pelo Ministério Público para determinar ao Estado que reestabeleça o grau anterior de proteção à saúde, determinado nas portarias 710, 737, 743 e 744/2020, para limitar, respectivamente, a hospedagem em hotéis, pousadas, albergues e afins; definir o funcionamento de casas noturnas, boates, pubs, casas de shows e afins; estabelecer o funcionamento dos cinemas e teatros; e delimitar a realização de eventos sociais.

Todos estes serviços, após recente publicação do decreto estadual 1003/2020 sofreram flexibilizações do Executivo em confronto com o atual quadro de avanço da pandemia em praticamente todas as regiões de Santa Catarina. O magistrado fixou o prazo de 48 horas para que o Estado cumpra as obrigações de restabelecimento das medidas restritivas, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.

Para o juiz, não pairam dúvidas de que a decisão de flexibilização das medidas restritivas não tem lastro em critérios científicos ou estudos conduzidos por órgãos técnicos. Simplesmente, define, autoriza a retomada integral das atividades sociais e econômicas em qualquer cenário de gravidade, sem levar em consideração os potenciais riscos envolvidos em cada nível. “Não cabe ao Estado de Santa Catarina dispor do direito à vida e à saúde de todos os cidadãos em prol de uma minoria de pessoas com inclinação hedonista e que não tem a mínima preocupação com o bem-estar social”, anotou Zanini em sua decisão. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

910 profissionais de saúde e 77 idosos já foram vacinados em Balneário Camboriú

A senhora Alaíde Antunes, 101 anos, foi a primeira idosa vacinada em Balneário Camboriú

Coronavírus

Presidente da Venezuela anuncia “Gotas Milagrosas 100% eficazes” contra coronavírus

Maduro não apresentou os princípios ativos do medicamento nem qualquer prova científica publicada

Coronavírus

Santa Catarina recebe lote com mais 21,6 mil vacinas CoronaVac

A carga foi antecipada de um novo lote de vacinas previsto para ser encaminhado a Santa Catarina no decorrer desta semana.

Coronavírus

Começa a distribuição das doses da vacina Oxford-AstraZeneca para municípios catarinenses

O quantitivo que será utilizado por cada município será referendado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite na tarde desta segunda-feira (25)

Coronavírus

Caminhões com carga de oxigênio chegam a Manaus

Seis veículos saíram de Porto Velho; viagem durou mais de três dias

Mais notícias