keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Jovens ganham incentivo a ingressar no Setor Agrícola em Santa Catarina

Programa Jovem Agricultor(a) foi uma iniciativa de uma estudante do Planalto Norte Catarinense

16590335046570 Visor Notícias
Divulgação / Pixabay

m 28 de julho de 1960, o então presidente Juscelino Kubitscheck criou o dia do agricultor para comemorar os 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura e homenagear os profissionais que trabalham no cultivo de produtos agrícolas, como, por exemplo, vegetais, hortaliças e frutas.

Sete décadas depois, em Santa Catarina, estado destaque no setor, a lei 18.152/2021, indicação de uma estudante do município de Canoinhas, participante do Programa Parlamento Jovem em 2019, foi posteriormente sancionada em julho de 2021 pelo Executivo, de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT), foi institui o Programa Jovem Agricultor (a).

A lei foi baseada na sugestão da estudante Ana Cláudia Wzorek Kubiak da Escola Estadual Maria Felicitas. Filha de agricultores do distrito Felipe Schmidt, a jovem de 20 anos, teve como objetivo criar no estado uma ferramenta semelhante ao Programa Nacional Profissionalizante (Pronap).

De acordo com a lei, jovens de 16 anos (se emancipados) ou mais terão direito a crédito facilitado para empreender no campo, evitando o êxodo rural. O objetivo é facilitar aos filhos e filhas de agricultores a aquisição de maquinário, insumos e implementos agrícolas para iniciarem suas próprias empreitadas.

Além de ser reconhecido como o estado com o maior abate e exportação de carne suína e como o segundo colocado no país sob os mesmos critérios em carne de frango, Santa Catarina tem relevância nacional em 12 produtos agrícolas e em quatro produtos de extração vegetal e silvicultura.

O estado lidera na produção nacional de alho e cebola. Entre os produtos agrícolas, Santa Catarina é destaque como o segundo maior produtor do país de arroz, fumo, maçã e pera; o terceiro maior de trigo, aveia, erva-mate, palmito e pêssego; e o quarto maior de banana. O estado é apontado como o terceiro maior produtor de lenha e de madeira em tora para outras finalidades, além de ter a terceira maior área de silvicultura do país.

O agronegócio respondeu por 67% do valor total das exportações catarinenses de 2021, que atingiu 10,3 bilhões de dólares. Este valor é quase 11% maior do que os 9,3 bilhões de dólares de 2018, recorde anterior do valor total das exportações estaduais.

O estado deve muito ao agronegócio. Mais de meio milhão de catarinenses vivem – direta ou indiretamente – da agricultura, da pecuária e da agroindústria, incluída sua imensa cadeia de fornecedores.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Empresa de energético de SC fecha parceria com bilionário João Adibe dono da Cimed

Ggante do setor farmacêutico e Baly Brasil vão lançar juntas Energético Flynow

Economia

Itapema comemora 62 anos como uma das principais economias do estado

Além do crescimento econômico, a cidade se destacou pelos avanços na infraestrutura, saúde, mobilidade urbana, segurança e educação

Economia

Porto de Santa Catarina lidera produtividade nacional

Resultado recorde do terminal foi alcançado em meio às obras de ampliação

Economia

Sicredi está entre as cinco melhores instituições financeiras do Brasil no ranking da Forbes 

O Sicredi se destacou, principalmente, pelo seu compromisso com o atendimento personalizado e soluções digitais inovadoras

Economia

Relatório aponta que mudanças climáticas podem intensificar a pobreza no mundo

Recordes de ondas de calor, inundações severas e incêndios florestais intensos, exacerbados pelo aquecimento global, podem custar caro

Mais notícias

Economia

Empresa de energético de SC fecha parceria com bilionário João Adibe dono da Cimed

Ggante do setor farmacêutico e Baly Brasil vão lançar juntas Energético Flynow

Segurança

Mistério e suspeitas de canibalismo; Fotos das holandesas desaparecidas há 10 anos voltam à tona

Pedaços de ossos foram encontrados às margens de um riacho na região em que as amigas desapareceram; Um tênis que ainda estava com o pé de Lisianne dentro também foi encontrado