keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Jararaca é capturada em casa de Itapema

Com a chegada do verão, a exposição de animais peçonhentos aumenta e consequentemente o risco de acidentes com humanos tende a se tornar mais intenso

134022770 1545154412538762 5249556223915964766 n e1609270981499 Visor Notícias
Divulgação

No último domingo (27), o Grupo de Operações e Resgate – GOR, foi acionado pela Polícia Militar para capturar uma cobra em uma residência em Itapema, no bairro Alto São Bento.

No local, a equipe constatou que se tratava de uma Jararaca (Bothrops jararaca), a equipe fez o recolhimento do animal e posteriormente fez a soltura em seu habitat natural.

Com a chegada do verão, a exposição de animais peçonhentos aumenta e consequentemente o risco de acidentes com humanos tende a se tornar mais intenso. Uma das espécies mais encontradas nessa época são as cobras, instigadas a sair de suas tocas devido ao calor, tornando-se mais vulneráveis.

Entre as espécies de cobras mais capturadas na região destacam-se a jararaca, coral, caninana e cipó. Ao se deparar com um animal dessa espécie é preciso manter a calma e, se estiver em área de risco, procurar pessoal especializado, não se aproxime, desvie do caminho da cobra, afaste animais de estimação da área e oriente as crianças sobre os perigos.

É importante destacar que matar cobras é crime ambiental conforme prevê o Art.29 da Lei 9.605/98, e a recomendação é chamar pessoal especializado.

Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais pecilotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Logo, as ocorrências de acidentes com animais ofídicos são maiores no verão, pois no inverno as serpentes se isolam dentro de cupinzeiros e tocas. Elas não gostam de frio e ficam em buracos, sem se alimentarem por muito tempo, diminuindo o metabolismo. Por isso, quando esquenta estes animais estão mais ativos em todos os sentidos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave