keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Janeiro foi considerado o mês mais quente da história do planeta

Em Santa Catarina, algumas cidades tiveram sensação térmica de 52ºC

sol e calor em sc 20180129 2010664475 Visor Notícias
Foto: Divulgação

O primeiro mês de 2022 foi arrasador no clima sob vários aspectos na América do Sul. Houve tragédias devido à situação de desastre deflagrada pelo excesso de chuva no Centro do Brasil e com uma onda de calor extremo e histórico que quebrou recordes em parte do Conesul.

Estudos recentes apontam que os últimos anos foram os mais quentes da história do Planeta e neste contexto a avaliação de janeiro não poderia ser outra a não ser de mais um mês que se soma a este prolongado período de anomalias positivas na temperatura média Global.

Na análise mensal dos dados medidos de temperatura do ar em todo o Planeta, o Copernicus, programa de observação da Terra da União Europeia, concluiu que janeiro de 2022 é o sexto mais quente que se tem registro. A média global calculada no mês foi de 0,28°C mais alta que o normal.

Essa avaliação considera o período de janeiro entre os anos de 1991-2020. E por apenas 0,3ºC não foi mais quente que janeiro de 2016 e 2020, campeões na escala de aquecimento na história do Planeta. Nós, gaúchos, sentimos parte desse calor histórico em, praticamente, metade de seus dias e tardes com marcas ao redor de 40°C.

O levantamento indicou que, apesar de registrar marcas mais baixas que a média na maior parte da França, Nordeste da Espanha e em parte do sul da Grécia e na Turquia, a temperatura ficou acima da média na maior parte da Europa.

Na Alemanha, Europa Oriental, Rússia, Escandinávia, no norte do Reino Unido e na Irlanda, a temperatura ficou acima da média de 1991-2020. A onda de calor excepcional na América do Sul levou a Argentina e o Brasil a terem marcas superiores a 40°C, com marcas de 45°C em alguns pontos e com estabelecimento de mais de 75 recordes de temperatura só na Argentina.

Em parte do Centro e Norte do Brasil, os muitos dias de nebulosidade e chuva frequente seguraram a temperatura, até ficou ligeiramente abaixo do normal para o mês. O oeste da Groenlândia e uma parte da Antártida também tiveram temperaturas acima da média. Embora para o mês como um todo, a Austrália Ocidental tenha tido apenas uma pequena anomalia positiva de temperatura em relação a média de 1991-2020, Onslow, Austrália, teve a sua temperatura mais alta já registrada de 50,7°C.

Por outro lado, estava mais frio que a média no leste do Canadá e no leste dos Estados Unidos em parte devido ao frio intenso que chegou com tempestades de neve no fim do mês. Grande parte do norte e sul da África, Brasil, Índia e sul da Austrália também experimentaram temperatura mais baixa do que a média.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: MetSul

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Brasil enfrenta nova onda de calor no final de abril

Esta será a quarta onda de calor do ano, com previsões apontando um aumento nas temperaturas que pode chegar a até 5ºC acima da média

Tempo

Vai-e-vem de chuva e sol marca a semana em Santa Catarina

Esta terça-feira (23), deve começar com temperaturas amenas, em torno de 18°C

Tempo

Semana começa fria e com possibilidade de temporais

Ao amanhecer as temperaturas devem ficar em torno de 7°C em algumas regiões

Tempo

Geada e chuvas isoladas são esperadas em SC nos próximos dias; veja a previsão do tempo

Epagri/Ciram indica dias de sol, nevoeiros matinais e possibilidade de chuvas

Mais notícias

Segurança

VÍDEO: Cachorro morre durante falha no transporte de companhia aérea

O pet, que deveria ser enviado de Guarulhos para Sinop, Mato Grosso, foi erroneamente embarcado para Fortaleza