keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Jacaré-de-papo-amarelo é devolvido para a natureza após reabilitação em Santa Catarina

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e a Polícia Militar Ambiental (PMA) realizaram nesta terça-feira (13) a soltura de um jacaré-de-papo-amarelo, espécie ameaçada de extinção no Brasil. O animal que […]

X
Divulgação

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e a Polícia Militar Ambiental (PMA) realizaram nesta terça-feira (13) a soltura de um jacaré-de-papo-amarelo, espécie ameaçada de extinção no Brasil.

O animal que estava machucado foi encontrado por um morador de Florianópolis em 05 de setembro e resgatado pela Polícia Militar Ambiental. A equipe do IMA, com apoio do Instituto Espaço Silvestre, entrou em contato com o Oceanic Aquarium, localizado em Balneário Camboriú que, prontamente, aceitou receber o jacaré.

No setor extra/quarentena do Oceanic Aquarium a fêmea, de 9,8 quilos, passou por cirurgia onde foi feita a amputação e remoção dos tecidos necrosados e contaminados. Após 38 dias de tratamento, o animal, que ganhou o apelido de Cuca, foi devolvido à natureza.

Para o deslocamento, por questão de segurança, a PMA precisou conter a boca do animal com fita.

Resgate de Animais Silvestres

O IMA, por meio da Gerência de Biodiversidade e Florestas, realiza a coordenação de todos os resgates de animais silvestres encontrados em Santa Catarina. O IMA conta com a parceria da Polícia Militar Ambiental para o resgate e soltura. Por ano são resgatados e recuperados, em média, quatro mil animais das mais variadas espécies.

A maioria é encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. Quando o local não pode receber, os bichinhos são levados a zoológicos e instituições parceiras até a soltura.

Ao encontrar um animal silvestre, o recomendado é ligar para a Polícia Militar pelo número 190 ou encaminhar e-mail para fauna@ima.sc.gov.br.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Defesa Civil reforça alerta de chuva forte e persistente com risco de alagamentos e deslizamentos em SC

Alerta vale desta terça-feira (19) até quinta-feira (21) para o Litoral e Vale do Itajaí

Cidades

Águas de Bombinhas comemora investimentos e o melhor abastecimento no fim de ano

A empresa investiu em melhorias, reforços de rede, simulações e limpezas ao longo do ano

Cidades

FAACI vai realizar oficinas do Plano de Manejo do Refúgio da Vida Silvestre

Inscrições devem ser feitas por telefone com Matheus Morganti Baldim (048) 99123-3132

Cidades

Funcionário que recusar vacina contra o coronavírus pode ser demitido por justa causa, diz especialista

Num cenário em que o Poder Público imponha medidas restritivas para incentivar a vacinação contra a Covid-19, caso uma empresa adquira doses para proteger a equipe e um funcionário recuse a imunização, a situação pode […]

Cidades

Leão-marinho faz visita à praia da Tainha, em Bombinhas

Um leão-marinho fez uma visita à praia da Tainha, em Bombinhas, neste final de semana. O animal descansava nas pedras no costão.  O projeto de Monitoramento das Praias da Univali explicou que o animal é […]

Mais notícias