keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Itapema proíbe circulação de motos elétricas no Calçadão; Veja as regras

Novas regras para usuários de bicicletas elétricas, ciclomotores e patinetes elétricos, serão cobradas em Itapema nas próximas semanas

Novas regras para usuários de bicicletas elétricas, ciclomotores e patinetes elétricos, serão cobradas em Itapema nas próximas semanas. Conforme antecipa o Secretário de Segurança Pública do município, Major Rodrigues, essas mudanças, com base na resolução 842/08/04/2021, preveem proibições de circulação desses equipamentos em alguns locais da cidade e até exigência de Carteira Nacional de Habilitação, para alguns desses modelos de veículos.  

Em entrevista ao programa Visor Manhã, nesta terça-feira (19), Rodriguez antecipou que está proibida a circulação de ciclomotores e ciclo-elétricos no Calçadão da Meia Praia. Esses dois modelos de veículos só poderão circular em via pública e seguindo as normativas estabelecidas para cada um deles. Além disso, fica também proibida a circulação em vias de trânsito rápido, em rodovias, que não possuam acostamento, nas ciclovias e ciclofaixas. Para esse tipo de veículo também é exigido a habilitação.

Quanto aos ciclo-elétricos, que também está proibido de circular no Calçadão, será exigida habilitação em categoria A ou ACC, registro e licenciamento no Detran e também não poderá transitar em ciclovias ou ciclofaixas.  “Tenho recebido muitas reclamações, vídeos e fotos sobre essa questão. Temos uma resolução que disciplina esse tipo de veículo. Já está a um ano em vigor essa legislação. Vamos iniciar as divulgações para que o condutor saiba o que pode ou não. Ciclomotores precisa de habilitação. Também estamos adquirindo decibelímetro para as fiscalizações e auxiliar nas ações quanto aos veículos barulhentos”.

Ainda, conforme a regulamentação, os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes elétricos, estão liberados para circular no calçadão da Meia Praia, porém, estão proibidos de circular nas ruas. A Norma Brasileira também impõe que esses modelos não devem ultrapassar o comprimento de 115 centímetros, caso ultrapassar o valor, será equiparado a um ciclomotor. Com isso, se enquadra nas exigências de CNH, licenciamento e requisitos legais.

“Vamos cumprir o que está na legislação de transito. Não adianta ir reclamar do Guarda Municipal, procurar autoridades, vereadores, só vamos cumprir a lei. E por isso, estamos divulgando ao máximo essas determinações, que inclusive já estão em vigor há um ano, para que todos os usuários saibam das regras”, finaliza Rodriguez.  O secretário destaca que as equipes devem começar a ações nas próximas semanas.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Surfista cai de prancha e precisa ser resgatado por helicóptero em SC

Durante o surfe, ele apresentou queda da prancha seguido de ferimento com sangramento em região de quadril

Segurança

Fotógrafo falso furta objetos de pessoas durante feira em Porto Belo

Uma mulher sentiu a falta de sua bolsa e, com ajuda do rastreador do iPhone, chegou até o jovem que já estava na praia de Bombas

Segurança

Homem furta vagina de borracha em sex-shop de BC e dona comenta: “Roubou para comer”

Um homem furtou um sex-shop na cidade de Balneário Camboriú e acabou viralizando na internet após a proprietária do estabelecimento publica rum vídeo do crime e comentar a situação com bom humor. A mulher escreveu […]

Mais notícias

Segurança

Surfista cai de prancha e precisa ser resgatado por helicóptero em SC

Durante o surfe, ele apresentou queda da prancha seguido de ferimento com sangramento em região de quadril

Empregos

SINE de Itapema tem 66 vagas de emprego para esta semana

As vagas também são atualizadas diariamente no facebook oficial do Sine Itapema (facebook.com/sineitapema)