keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Destino dos aposentados: Itapema é uma das melhores cidades do Brasil para viver após os 60 anos

Dados são do Índice de Longevidade (IDL) 2023, que avaliou todos os municípios brasileiros pela primeira vez

Imagem mostra praia de itapema com vista aérea
Foto: Prefeitura de Itapema

Santa Catarina – Itapema, uma cidade de médio porte em Santa Catarina, conquistou posição de destaque no Índice de Longevidade (IDL) 2023, classificando-se como uma das melhores cidades do Brasil para viver após os 60 anos. O IDL avaliou, pela primeira vez, todas as 5.570 cidades brasileiras, destacando municípios em três categorias com base em seu tamanho.

Florianópolis entre as melhores grandes cidades

Em um cenário mais amplo, Florianópolis, a capital de Santa Catarina, alcançou a quarta posição entre as grandes cidades brasileiras ideais para viver após os 60 anos, acompanhada por outros quatro municípios catarinenses no top 20.

Foco nas médias cidades

No segmento das cidades médias, São Miguel do Oeste se destacou nacionalmente, ocupando a terceira posição. A cidade obteve excelentes resultados, especialmente na dimensão Saúde. Itapema, conhecida por suas belezas naturais e infraestrutura de qualidade, garantiu a 12ª posição neste ranking, reforçando a reputação de Santa Catarina como um estado favorável para a terceira idade.

Predomínio catarinense nas pequenas cidades

Santa Catarina mostrou sua força nas pequenas cidades, com sete municípios no ranking, liderado por Peritiba. Este município obteve uma nota significativa em Saúde, além de ter um bom desempenho nas dimensões Econômica e Socioambiental.

Expansão e metodologia do Índice de Longevidade em 2023

O Crescimento do IDL ao Longo dos Anos

Desde o seu lançamento em 2017, o Índice de Longevidade tem expandido seu escopo de análise. Na edição inicial, o IDL focou em 498 municípios do país. Essa quantidade cresceu para 876 municípios na segunda edição, realizada em 2020. Já no ano de 2023, o índice alcançou um marco ao incluir todos os municípios brasileiros em sua avaliação pela primeira vez, proporcionando uma visão mais abrangente sobre a qualidade de vida para idosos em todo o território nacional.

Pilares de avaliação do IDL

O IDL baseia-se em uma estrutura tripartite para a composição dos rankings, considerando as dimensões de Economia, Socioambiental e Saúde. Cada uma destas áreas é detalhada por meio de 23 indicadores específicos, que permitem um diagnóstico preciso e multifacetado das condições de vida dos idosos.

Fontes de dados para a análise

Para garantir a confiabilidade e a precisão dos resultados, o IDL coleta dados de diversas fontes oficiais. Estas incluem registros do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informações do Ministério da Saúde, assim como do Ministério da Fazenda e do Tesouro Nacional. Este robusto conjunto de dados permite que o índice apresente uma fotografia detalhada e atualizada da longevidade e qualidade de vida nos municípios brasileiros.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Portal Navega Mais Empregos está com 161 vagas de trabalho disponíveis

Entre as vagas, já quatro de estágio, duas de jovem aprendiz e duas temporárias

Cidades

Porto Belo assina Ordem de Serviço para construção do mirante no Morro de Zimbros

Obra terá investimento de mais de R$ 1 milhão provenientes de recursos próprios do município

Cidades

Abrigo de inverno está aberto para população em situação de rua em Itajaí

Espaço funciona das 19h às 7h, inclusive durante todo o fim de semana

Cidades

Casamento coletivo ocorre neste sábado em Itajaí

Evento será no Clube Almirante Barroso e vai oficializar a união de 66 casais

Mais notícias

Tempo

Quarta-feira terá predominância de sol e tempo firme em SC

Temperaturas podem chegar a 26°C em algumas regiões

Trânsito

BR-101 terá pontos de bloqueio nas próximas madrugadas, informa a PRF

Confira os dias, horários e pontos de fechamento da rodovia