keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí terá ambulatório para pré-triagem de pacientes com autismo

Atendimentos iniciam na segunda-feira (15) no Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA)

Municipio vai criar ambulatorio para pre triagem de pacientes com autismo 127559 Visor Notícias
Divulgação

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, vai inaugurar um ambulatório para pré-triagem de pacientes com autismo. Os atendimentos vão iniciar na próxima segunda-feira (15) e serão realizados em anexo ao Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA), que fica na rua Antônio Cirilo Dutra, nº 87, no bairro São Vicente. O ambulatório terá um atendimento inicial das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, podendo ter o horário prorrogado, conforme a demanda.

A criação deste espaço visa à melhoria nos serviços prestados a esses pacientes. Estima-se que hoje em Itajaí, cerca de 560 crianças estejam aguardando o diagnóstico inicial do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 “Temos urgência em desenvolver uma estratégia efetiva para atender à demanda reprimida. Ficou definido o reforço da equipe da saúde com mais profissionais qualificados para dar melhor encaminhamento às crianças”, enfatizou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O ambulatório vai contar com dois profissionais médicos e um enfermeiro, que reavaliarão os pacientes encaminhados das unidades de saúde através do fluxo já estabelecido. Estes profissionais, então,  irão realizar os encaminhamentos para as terapias já existentes no Município, como o Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA), por exemplo.

“Também vamos criar a expertise com os profissionais médicos nas unidades de saúde, para que o trabalho seja propagado. Importante o pré-atendimento, para que a pessoa entre pela porta certa. Mas eu costumo reforçar, que a nossa porta de entrada ainda segue sendo as nossas unidades de saúde, onde será realizada a primeira triagem”, ressaltou o secretário de saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Reflexos na educação

A criação do ambulatório vai auxiliar o trabalho realizado na educação, uma vez que o número de alunos autistas na Rede Municipal de Ensino mais do que dobrou em um ano. Em 2021, eram 450 e hoje são 950 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A saúde iniciar essa mobilização para ampliar os serviços, só fortalece a política de educação especial, que é uma política intersetorial. Só a educação não garante toda a atenção que a criança precisa. Ela necessita de uma intervenção terapêutica, de um atendimento especializado, para que isso também se converta em orientações e práticas em sala de aula. Para a gente é extremamente importante que a saúde abrace esse desafio, de construir essa ação integral, para que a gente tenha um resultado de curto e médio prazo na nossa Rede e fortaleça a educação como um todo”, afirmou o supervisor de educação especial, Erickson Jones Lima.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Eventos

Congresso sobre o futuro do setor portuário ocorre em Balneário Camboriú

O 1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário, está agendado para os dias 2 e 3 de maio

Segurança

Mulher é detida com 135kg de drogas na BR-101 em Itajaí

Operação da Polícia Rodoviária Federal ocorreu na noite de quinta-feira (18)