keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Itajaí tem alta taxa de adesão à segunda dose da vacina contra Covid-19

Até a manhã desta segunda-feira (19), apenas 411 pessoas, que estão no prazo, ainda não haviam feito a segunda dose da vacina – o dado representa 4,05% de faltantes.

X
Divulgação

Mais de 96% das pessoas que precisavam receber a segunda dose da vacina contra Covid-19 já foram imunizadas em Itajaí. O alto índice reflete a boa procura pela vacinação contra doença na cidade. Até a manhã desta segunda-feira (19), apenas 411 pessoas, que estão no prazo, ainda não haviam feito a segunda dose da vacina – o dado representa 4,05% de faltantes.

Uma das estratégias que tem facilitado o acesso à segunda dose é que o Município deixa o imunizante à disposição na sala volante do Centreventos para quem não conseguiu fazer a aplicação nas ações realizadas. O local atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h. É importante também que os grupos prioritários evitem se deslocar para os locais de vacinação sem a confirmação da Secretaria de Saúde sobre a segunda dose.

“Os idosos, principalmente, devem ficar atentos às datas de segunda dose informadas pela Secretaria de Saúde nos canais oficiais. Na caderneta de vacina, é anotada uma previsão de data para que o morador se programe, porém não quer dizer que será naquele dia exato. É necessário aguardar as orientações do município para cada tipo de vacina”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira.

De acordo com orientação do Governo do Estado, por meio de nota técnica, a vacina Coronavac/Sinovac deve ser feita com um intervalo máximo de 28 dias entre as doses. Já a segunda dose da Oxford/AstraZeneca é feita no prazo 90 dias após a primeira aplicação. Até as 18h30 desta segunda, 10.705 pessoas tomaram a primeira e a segunda doses da vacina em Itajaí.

“É muito importante que todos compareçam para fazer a segunda dose da vacina contra Covid-19. Somente o esquema vacinal completo garante maior proteção contra o vírus. Além disso, é essencial seguir com todas as medidas preventivas, como uso de máscara, higiene das mãos com álcool em gel e distanciamento social”, completa Paola.

A Vigilância Epidemiológica esclarece ainda que caso a pessoa contraia Covid-19 deverá aguardar 30 dias após o diagnóstico positivo para fazer a vacina. Também não é possível receber a dose com sintomas gripais. Estes podem ser alguns dos motivos para o atraso de dos moradores na aplicação do imunizante. Em caso de dúvidas, é possível obter orientações pelo telefone 0800 642 5500, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: Visor Notícias

Utilidade Pública

Diretoria de Vigilância alerta sobre riscos de manter contato direto com morcegos em SC

A raiva humana é uma das doenças infecciosas mais antigas e letais que acompanham a trajetória humana. É uma zoonose viral transmitida somente por mamíferos, geralmente apresenta aproximadamente 100 % de letalidade

Utilidade Pública

São José acrescenta “Maio Roxo” no calendário oficial da cidade

Uma das ações previstas na lei é a iluminação dos prédios públicos e privados da cidade, que poderão ser iluminados com a cor roxa para chamar a atenção da população para a conscientização às DII.

Utilidade Pública

Coleta seletiva de Bombinhas tem nova rota a partir de segunda-feira

Os moradores devem deixar os materiais para descarte no dia da coleta no seu bairro, próximo do horário em que o caminhão passa pela rua.

Utilidade Pública

Saída da BR-101 que dá acesso a BC será bloqueada na noite de segunda

A saída que será fechada dá acesso a Balneário Camboriú para quem vem pelo sul.

Utilidade Pública

Estudantes e profissionais de saúde podem participar da 7ª Semana de Enfermagem da Unimed Litoral

As inscrições são gratuitas e a programação da Semana de Enfermagem, 100% virtual, prevê cinco palestras técnicas produzidas localmente e outras duas em integração com a Associação Brasileira de Enfermagem

Mais notícias

Política

Paulinho apresenta projetos de mobilidade e turismo de Bombinhas para líder do governo Bolsonaro na Câmara

Uma das regiões beneficiadas é a do Mariscal, uma das praias mais procuradas pelos banhistas que todos os anos visitam a cidade

Segurança

Mãe espanca filha de 7 anos e deixa criança sem comida por dias; caso é investigado

Como forma de castigo menina era deixada de joelhos na cozinha durante toda a madrugada sem poder dormir