keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí registra 132 casos de dengue e reforça ações de limpeza nos bairros

Mutirões são realizados em locais onde casos da doença foram registrados

As ações de combate à dengue seguem intensas em Itajaí, principalmente nos bairros onde há mais casos da doença, como Cordeiros e Fazenda. As equipes de agentes de endemias da Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Obras, têm reforçado as orientações aos moradores e planejado ações preventivas. Entre elas: um mutirão de limpeza em locais com maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. O mutirão começou pelo bairro Cidade Nova e atualmente está passando pelo Cordeiros. O foco da ação é na localidade do Jardim Esperança, que apresenta o maior número de casos de dengue até o momento. Somente no loteamento já foram recolhidas 70 cargas de entulho. Os agentes também realizam orientação aos moradores e vistoria nas casas para eliminação de criadouros.

Neste ano, Itajaí já registrou 132 casos de dengue, sendo 107 autóctones (contraídos na cidade), 16 importados, 3 em investigação e 6 com local de transmissão indeterminado – esse é o maior número de casos notificados desde 2016. Por isso, várias frentes de trabalho foram montadas para combater a doença. Atualmente os bairros Cordeiros, São João, Barra do Rio, Centro, Cabeçudas e Fazenda estão recebendo as visitas dos agentes de endemias para orientação, eliminação e tratamento de locais com focos do mosquito Aedes aegypti. “É importante salientar que Itajaí registra surtos localizados de dengue. Nestes pontos, estão sendo executadas ações para conter a proliferação do mosquito transmissor. Porém, a população tem papel fundamental nesse combate, realizando medidas simples de eliminação de locais com água parada uma vez por semana”, ressalta o gerente de Controle de Zoonoses de Itajaí, Lúcio Vieira.

 

Aplicação de inseticida

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Itajaí também pediu auxílio à Secretaria de Estado da Saúde nas medidas de controle da dengue no município. No fim da tarde desta sexta-feira (22), um veículo que realiza aplicação de inseticida UBV pesado estará na localidade do Jardim Esperança para uma ação preventiva.

O objetivo da iniciativa é eliminar o mosquito adulto e reduzir a transmissão da doença no local. A comunidade deve deixar as janelas e portas abertas para maior eficácia da aplicação nas casas. O inseticida não gera riscos à saúde.

Confira os casos de dengue por bairros:

Cordeiros = 52
Fazenda = 34
Vila Operária = 08
São Judas = 04
Centro = 03
São Vicente = 02
Dom Bosco = 02
Praia Brava = 01
Salseiros = 01
Casos com local de transmissão em investigação = 03
Casos com local de transmissão indeterminado = 06
Casos importados = 16
Total de casos = 132 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Segurança

Laboratório de drogas em SC tinha fórmulas químicas e até decoração inspirada em ‘Breaking Bad’

Assim como na série, o laboratório real buscava se destacar no submundo do crime pela suposta “pureza” de seus produtos