keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí registra 132 casos de dengue e reforça ações de limpeza nos bairros

As ações de combate à dengue seguem intensas em Itajaí, principalmente nos bairros onde há mais casos da doença, como Cordeiros e Fazenda. As equipes de agentes de endemias da Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Obras, têm reforçado as orientações aos moradores e planejado ações preventivas. Entre elas: um mutirão de limpeza em locais com maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. O mutirão começou pelo bairro Cidade Nova e atualmente está passando pelo Cordeiros. O foco da ação é na localidade do Jardim Esperança, que apresenta o maior número de casos de dengue até o momento. Somente no loteamento já foram recolhidas 70 cargas de entulho. Os agentes também realizam orientação aos moradores e vistoria nas casas para eliminação de criadouros.

Neste ano, Itajaí já registrou 132 casos de dengue, sendo 107 autóctones (contraídos na cidade), 16 importados, 3 em investigação e 6 com local de transmissão indeterminado – esse é o maior número de casos notificados desde 2016. Por isso, várias frentes de trabalho foram montadas para combater a doença. Atualmente os bairros Cordeiros, São João, Barra do Rio, Centro, Cabeçudas e Fazenda estão recebendo as visitas dos agentes de endemias para orientação, eliminação e tratamento de locais com focos do mosquito Aedes aegypti. “É importante salientar que Itajaí registra surtos localizados de dengue. Nestes pontos, estão sendo executadas ações para conter a proliferação do mosquito transmissor. Porém, a população tem papel fundamental nesse combate, realizando medidas simples de eliminação de locais com água parada uma vez por semana”, ressalta o gerente de Controle de Zoonoses de Itajaí, Lúcio Vieira.

 

Aplicação de inseticida

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Itajaí também pediu auxílio à Secretaria de Estado da Saúde nas medidas de controle da dengue no município. No fim da tarde desta sexta-feira (22), um veículo que realiza aplicação de inseticida UBV pesado estará na localidade do Jardim Esperança para uma ação preventiva.

O objetivo da iniciativa é eliminar o mosquito adulto e reduzir a transmissão da doença no local. A comunidade deve deixar as janelas e portas abertas para maior eficácia da aplicação nas casas. O inseticida não gera riscos à saúde.

Confira os casos de dengue por bairros:

Cordeiros = 52
Fazenda = 34
Vila Operária = 08
São Judas = 04
Centro = 03
São Vicente = 02
Dom Bosco = 02
Praia Brava = 01
Salseiros = 01
Casos com local de transmissão em investigação = 03
Casos com local de transmissão indeterminado = 06
Casos importados = 16
Total de casos = 132 

Cidades

Vídeo: Policiais ajudam cadeirante a subir rua íngreme

Os policiais estavam na rua quando perceberam a dificuldade de uma deficiente física em subir o local íngreme

Cidades

Governo estuda cinco rotas para implantação do transporte marítimo na Grande Florianópolis

Estudo ainda está na fase de modelagem, que será debatido com as prefeituras

Cidades

SC gera 25 mil empregos em setembro e obtém o melhor resultado do Sul do Brasil

Todos os setores da economia catarinense sentiram o aumento do número de postos de trabalho

Cidades

Mulher é resgatada após cair de prédio em Navegantes

A mulher estava caída na marquise do prédio quando os socorristas chegaram

Cidades

Adolescente morre após bater moto em carro estacionado

O adolescente pilotava uma motociclista quando bateu contra um carro que estava estacionado

Mais notícias