keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí publica regras para ocupação das praias

Instrução Normativa regulamenta o uso e atividades desenvolvidas pelos comércios localizados na orla das praias Brava e Cabeçudas

Municipio de Itajai publica regras para ocupacao das praias 114650 Fotografoa Marcos Porto Visor Notícias
Divulgação

Preocupado com o incremento da atividade turística nesta temporada e sua profissionalização para o atendimento de todo cidadão, o Município de Itajaí publicou Instrução Normativa sobre ocupação das praias. O documento regulamenta o uso, ocupação e atividades desenvolvidas pelos comércios localizados na orla. A fiscalização inicia nesta quarta-feira (23). 

O regramento é valido para as praias de Cabeçudas (rua Juvêncio Tavares de Amaral) e Brava (avenida José Medeiros Vieira). A fiscalização do cumprimento das normas ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Vigilância Sanitária e Procon. É importante ressaltar que a autorização de permanência e circulação nas praias está condicionada aos decretos do Governo do Estado; o Município estabelece apenas regras para atuação dos estabelecimentos da orla.

Regras para ocupação da faixa de areia

Uma das principais normas regulamenta a atividade de locação de guarda-sóis e cadeiras de praia, permitida apenas para estabelecimentos comerciais com atividade específica e alvará de funcionamento e não permitida para ambulantes. O comércio de ambulantes na faixa de areia das praias de Itajaí está permitido desde que sejam atendidas as regras estabelecidas pelas Leis Municipais vigentes, em especial o Código de Posturas

Já a instalação de mobiliário na faixa de areia está permitida para estabelecimentos comerciais, condomínios, pousadas e hotéis. Fica proibido cobrar pelo uso do equipamento, impedir ou dificultar o acesso de qualquer usuário da praia, exigir consumação mínima, proibir ou cobrar pela utilização do banheiro do estabelecimento, deixar objetos ou resíduos na areia durante e após o período de funcionamento do estabelecimento e a limitação de espaço por cordas, cabos ou qualquer outro utensílio.

O atendimento na faixa de areia está permitido sem limite de jogos de mobiliário. No entanto, cada estabelecimento terá um número máximo de conjuntos para iniciar o atendimento. São 15 em Cabeçudas e 30 na Praia Brava, obrigatoriamente distanciados no mínimo em 1,5 metros de cada lado por razões sanitárias. Os conjuntos deverão ser instalados em frente ao estabelecimento e os demais apenas sob demanda dos clientes.

O mobiliário usado na faixa de areia previsto pela instrução normativa deverá ser uma mesa com dimensões máximas de 40x40cm ou diâmetro de 50cm, duas cadeiras e um guarda-sol e uma espreguiçadeira (apenas na Praia Brava). Os comércios ainda deverão usar materiais descartáveis para servir alimentos e bebidas na orla.

A prática de atividades esportivas recreativas na faixa de areia é permitida somente após as 17h, desde que não provoque embaraços ou prejuízos. Também está proibido uso e ocupação da área de vegetação de restinga com penalidades previstas na legislação ambiental.

Os estabelecimentos que descumprirem estas e as demais regras previstas na Instrução Normativa sobre ocupação das praias de Itajaí poderão sofrer suspensão do serviço de atendimento, temporária ou definitiva, com apreensão de material e até suspensão definitiva da concessão do uso.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Tempo

Santa Catarina deve enfrentar temperaturas abaixo de 5°C

Segundo informações da Defesa Civil, nesta sexta-feira (19), as temperaturas devem despencar