keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí passa a oferecer cursos online com foco no primeiro emprego

Profissionalizações nas áreas de Logística, Varejo e outras são ministradas pelo Instituto PROA, que já formou mais de 8,5 mil jovens no Brasil

Divulgação

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assinou nesta terça-feira (15) um termo de cooperação com o Instituto PROA. A Organização Não Governamental promove cursos para dar condições de empregabilidade aos jovens. Com a assinatura, jovens entre 17 e 22 anos de Itajaí poderão fazer cursos on-line, gratuitos e com foco no primeiro emprego.

Serão ofertadas vagas a candidatos que estejam cursando ou tenham concluído o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas. Serão duas turmas disponíveis e as inscrições podem ser feitas no site, até 8 de março para a primeira turma e, até 25 de julho, para a segunda. As aulas on-line são compostas por diferentes módulos.

“Esse convênio passa a ser mais uma importante ferramenta no fomento ao desenvolvimento profissional dos nossos cidadãos. Sabemos que dar condições e oportunizar o primeiro emprego é fundamental para que os jovens evoluam no mercado de trabalho e, além de qualificar, o PROA direciona os alunos para as oportunidades oferecidas por empresas parcerias”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

A Plataforma PROA oferece em sua formação básica aulas de Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas) e Comunicação (20 horas). Depois dessa etapa, os estudantes podem optar por seis tipos de capacitações mais específicas nas áreas de Domínio de Excel e Análise de Dados, Minha Carreira em Vendas, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design.

“Nossa chegada em Santa Catarina está marcada por otimismo. E estamos muito animados em estarmos juntos com a Prefeitura de Itajaí, uma das cidades que mais cresce no Estado, criando oportunidades aos jovens itajaienses. Fizemos uma ampla pesquisa com mais de 70 empresas e, a partir dela, entendemos quais são as competências necessárias para que os jovens estejam preparados para as reais demandas do mercado de trabalho”, comemora a CEO do PROA, a catarinense Alini Dal’Magro.

O ingresso no mercado de trabalho é um desafio para os jovens de todo país. Segundo o IBGE, no terceiro trimestre de 2020, o Brasil registrava uma taxa de desemprego de 31,4%, na faixa dos 18 aos 24 anos. Entre os fatores que dificultam a conquista do primeiro emprego estão a inexperiência, a falta de profissionalização, os problemas de comunicação e a dificuldade em reconhecer e estimular as próprias habilidades.
O PROA foi criado em 2007, em São Paulo, a partir de um grupo de empresários. O Instituto desenvolveu plataforma e metodologia própria. Desde a fundação, passaram pelo curso mais de 8,5 mil alunos e 9 de cada 10 formados conseguiram conquistar um emprego em boas empresas.

A Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi) será parceira do projeto divulgando as ações da Plataforma PROA no Município. 

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Balneário Camboriú é a número 1 do Brasil em padrão de vida e sustentabilidade

Ranking avaliou mais de 5 mil cidades brasileiras nos mais diversos setores, como qualidade de vida, tecnologia, inovação, saúde e educação

Cidades

IBGE inicia Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em Piçarras

Pesquisa verifica infraestrutura do município para realização do censo demográfico em agosto

Cidades

Mais de 900 alunos da rede municipal de BC visitaram a roda gigante

Objetivo é ensinar aos estudantes a importância da preservação ambiental para o setor turístico de Balneário Camboriú

Cidades

Lançado edital para ocupação das galerias das Casas da Cultura

Artistas e coletivos locais podem submeter propostas de exposição até o dia 28 de julho

Cidades

Prefeito de São José assina ordens de serviço de R$ 19 milhões

Obras que vão garantir mobilidade urbana e macrodrenagem integram o Plano Mil

Mais notícias

Saúde

Total de casos de varíola dos macacos no Brasil sobe para 37

No estado do Rio, há seis pacientes com a doença

Geral

Piçarras abre inscrições para casamento coletivo

Evento para 30 casais acontece em dezembro