keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí lança geoportal para promover a preservação ambiental

Ferramenta tem informações sobre árvores imunes ao corte e o Parque Natural Municipal do Atalaia

A Semana do Meio Ambiente de Itajaí está repleta de atividades e inovação para a comunidade. Nesta quarta-feira (01), o Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), lançou o geoportal das Árvores Imunes ao Corte e do Parque Natural Municipal do Atalaia. A ferramenta disponível para toda população visa promover o conhecimento sobre o meio ambiente e estimular a preservação ambiental.

Com essa novidade, o visitante que for ao Parque do Atalaia terá informações com acesso facilitado (clique aqui e acesse), como as trilhas guiadas, horário de funcionamento e localização desta importante unidade de conservação. No geoportal também está disponível o histórico de criação do local, uma coletânea de informações mais técnicas e dados sobre as árvores imunes ao corte (confira aqui).

O objetivo da iniciativa é preservar e manter as espécies urbanas de grande relevância.“Queremos oportunizar que a população conheça esta ferramenta instituída legalmente pelo Código Florestal e regulamentada através de um decreto municipal. As espécies que constam no portal tem sua importância, seja pela sua beleza cênica, importância ecológica e raridade”, destaca Mario Cesar Ângelo, diretor presidente do INIS.

O geoprocessamento é uma poderosa ferramenta para gestão de políticas públicas que está implantada no Município. “Em Itajaí, temos alguns projetos em produção e estamos, de forma gradativa, aplicando em todas as unidades de governo. Queremos disponibilizar informações geoespaciais, pois através de mapas navegáveis, esses dados podem ser acessados tanto para a gestão, como para os munícipes e turistas”, argumenta Murilo Sodré, secretário municipal de Tecnologia.

Os dois serviços, lançados na Semana do Meio Ambiente 2022, passam a integrar o portal GeoItajaí, que concentra todos os dados e informações georeferenciadas do município. A ferramenta destaca também informações precisas sobre a localização destes exemplares protegidos no município e as características de cada espécie, como: época de floração, frutificação e o porte da espécie adulta.

Através do lançamento do geoportal, o INIS quer promover o acesso e facilitar a participação social no processo contínuo de proteção e conservação do patrimônio natural itajaiense, bem como preservar o meio ambiente para a atual e para as futuras gerações.
 

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Uniedu: Governo do Estado concede 31 mil bolsas universitárias, recorde para o primeiro semestre

O investimento do Governo do Estado para a concessão de bolsas universitárias em 2022 também é um recorde

Cidades

Termina greve dos servidores de Florianópolis, após mais de uma semana

Trabalhadores voltam aos postos imediatamente. Greve começou em 15 de junho.

Cidades

Pode faltar água em Porto Belo devido as obras de drenagem

O abastecimento das Ruas Hermógenes da Silva, Jacob Pereira Cruz, Antônio Stadler e Morro do Moreira está comprometido devido a esta manutenção

Cidades

Secretaria de Assistência Social promove capacitação do Cadastro Único em São José

Intuito do encontro é atualizar os profissionais e a sociedade civil sobre as mudanças realizadas pelo Governo Federal

Cidades

Porto Belo recebe dois novos veículos para a Secretaria de Saúde

Veículos serão utilizados para as demandas da Secretaria de Saúde

Mais notícias

Segurança

Mulher fica ferida após cair e ser atropelada por trator em SC

Conforme relatos, a vítima caiu na frente da roda traseira e foi atropelada na sequência

Brasil

Governo paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 7 nesta segunda-feira

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa