keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí irá reformar caixa d’água dos anos 1950

Serviço começa em agosto e tem prazo de 90 dias para conclusão

Divulgação

O Município de Itajaí vai reformar a caixa d’água situada na rua João Bauer, no Centro. O antigo reservatório de água tratada, inaugurado em 1954, passará por melhorias em sua estrutura a fim de preservar a integridade do patrimônio. O trabalho será feito pelo Semasa e engloba limpeza, pintura externa, correções na estrutura e nova iluminação. Os serviços devem iniciar em agosto, com prazo de 90 dias para conclusão.

Com 17 metros de altura e 15 metros de diâmetro, a caixa d’água é símbolo de um período de desenvolvimento econômico e social para o município, marcado pelo auge da exportação de madeira no porto. O reservatório era parte de um sistema de abastecimento, que contava também com tubulações e uma estação de tratamento de água, localizada no morro das Arapongas, em operação até hoje. “Com atos dessa natureza, o Semasa confirma sua responsabilidade social e seu compromisso com a história do município”, declara o diretor geral da autarquia, Rafael Luiz Pinto.

Desativada na década de 1990, a estrutura ainda é importante para o sistema de abastecimento por comportar três conjuntos de motobombas que aumentam a pressão da rede para imóveis dos bairros Centro e Fazenda, além de ajudar a abastecer o reservatório do Morro da Cruz. O prédio, construído no mesmo terreno, foi recentemente cedido à Fundação Univali, pelo Semasa, para ampliação do Hospital Infantil Pequeno Anjo.

Crescimento da população e demanda de água

A caixa d´água do Centro, inaugurada em sete de setembro de 1954, atendeu a demanda por água de uma população em crescimento. Na época, Itajaí contava com cerca de 50 mil habitantes. O historiador Edison d’Ávila conta que o governador itajaiense Irineu Bornhausen aceitou resolver esse problema, mas para isso a gestão da água, até então administrada pelo município, precisava passar para o estado.

Na época, o projeto foi elaborado pelo escritório de engenharia de Saturnino de Brito Filho e a obra executada pela Cobrazil, empresa que trabalhava na construção do porto. A gestão da água foi administrada pelo Governo do Estado até 2003, quando foi novamente municipalizada.

“Essa obra é um símbolo da arquitetura modernista e um dos mais bonitos reservatórios do Brasil. A manutenção dele é muito importante para a preservação da história de Itajaí”, destaca o historiador Edison d’Ávila. 

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Itapema volta a registrar apagão neste sábado

Diferente do que ocorreu durante a semana, a luz estabilizou menos de uma hora depois do apagão

Cidades

Itapema abre cadastro para participação em feiras e eventos

O edital está disponível no site da Prefeitura de Itapema (www.itapema.sc.gov.br/politicasculturais)

Cidades

Falta de energia causa desabastecimento de água em Navegantes

O abastecimento deve voltar ao normal somente após o reestabelecimento da energia elétrica, feito pela CELESC

Cidades

Itajaí terá ambulatório para pré-triagem de pacientes com autismo

Atendimentos iniciam na segunda-feira (15) no Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA)

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Mais notícias

Segurança

Homem desaparecido é encontrado e preso com carro furtado em Itapema

Dupla furtou carro na madrugada de domingo na Praia Brava

Segurança

Homem é preso após agredir e ameaçar a esposa de morte em Tijucas

O homem foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia de Itapema