keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí entrega mais de 100 computadores para laboratórios de informática da Rede Municipal

Ato simbólico ocorreu nesta quarta-feira (25) na Escola Professora Maria Rosa Heleno Schulte, no Espinheiros

Divulgação

A Secretaria de Educação de Itajaí, através da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DITEC), entregou nesta quarta-feira (25) 105 novos computadores para cinco unidades de ensino do município: Escola Básica Professora Maria Rosa Heleno Schulte, Escola Básica Professora Inês Cristofolini de Freitas, Escola Básica Professora Maria Dutra Gomes, Escola Básica Francisco Celso Mafra, Centro Educacional Pedro Rizzi e Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Ângela Dalçoquio. O CEDIN recebeu ainda um laboratório de informática todo equipado com 10 novos computadores. O ato simbólico das entregas e da inauguração ocorreu na Escola Maria Rosa Heleno Schulte, no bairro Espinheiros.

“Quando entrei aqui em 2016, os poucos computadores que tínhamos mal davam para acessar a internet. Toda aula tínhamos problemas. Agora, estamos com um laboratório de primeira linha e, assim, conseguimos desenvolver uma série de projetos, oportunizando às crianças aprendizagens criativas, práticas interdisciplinares, e inserindo-as na cultura digital”, afirmou emocionado o instrutor de informática da unidade, Jaison Isaías Martins.

“Eu não sabia nada de informática e agora estou aprendendo muito sobre informática, robótica e vários assuntos da área da tecnologia. Esses novos computadores vão facilitar ainda mais o meu aprendizado”, relatou o estudante do 8º ano da Escola Maria Rosa Heleno Schulte, Heitor Patrick.

“Com toda essa nova infraestrutura poderemos ter excelentes experiências com o desenvolvimento de sistemas, criar interfaces e aplicativos, além de fazer a manutenção de sites e portais na internet e na intranet”, complementou a aluna do 9º ano, Isabele Bastos Santos.

Internet em todas as escolas

Na Rede Municipal de Ensino de Itajaí, 1.195 computadores estão à disposição de alunos, professores e do corpo administrativo das unidades escolares. Todos os equipamentos são conectados a um ponto de internet via fibra, pago pelo Município. Além disso, 45 unidades de ensino do Município contam com laboratórios de informática próprios, que desenvolvem uma série de projetos de educação e inovação na área tecnológica.

Atualmente, todas as 116 unidades escolares de Itajaí também utilizam a internet para a aprendizagem dos quase 40 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Essa realidade é destaque no cenário brasileiro, onde apenas 25% das escolas públicas ofertam internet para os estudantes. Nos meses de março e abril deste ano, inclusive, o Município foi reconhecido pelos investimentos na área em reportagem do Jornal O Globo e no site do Senado Federal.

“Hoje o mundo precisa estar conectado e nada mais justo do que oferecermos aos estudantes da Rede Municipal de Ensino locais apropriados para a aprendizagem, por meio dos computadores e da internet”, enfatizou o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré.

O projeto “Laboratórios de Informática Maker: Criar, Compartilhar e Transformar” é um dos bons exemplos do uso da tecnologia em Itajaí. A iniciativa, que está presente em 17 unidades escolares do Município, tem como objetivo criar um espaço nos laboratórios de informática para que os instrutores possam desenvolver atividades que proporcionem aprendizagens práticas, criativas, interdisciplinares e com suporte da tecnologia. O trabalho tem foco na solução de problemas reais e na metodologia “Faça Você Mesmo”.

“Estamos trabalhando, cada vez mais, para alcançarmos grandes resultados na área tecnológica, colocando Itajaí em destaque em níveis estaduais e até nacionais”, pontuou a supervisora da Diretoria de Tecnologias Educacionais, Edizael Adriana da Rosa.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Uniedu: Governo do Estado concede 31 mil bolsas universitárias, recorde para o primeiro semestre

O investimento do Governo do Estado para a concessão de bolsas universitárias em 2022 também é um recorde

Cidades

Termina greve dos servidores de Florianópolis, após mais de uma semana

Trabalhadores voltam aos postos imediatamente. Greve começou em 15 de junho.

Cidades

Pode faltar água em Porto Belo devido as obras de drenagem

O abastecimento das Ruas Hermógenes da Silva, Jacob Pereira Cruz, Antônio Stadler e Morro do Moreira está comprometido devido a esta manutenção

Cidades

Secretaria de Assistência Social promove capacitação do Cadastro Único em São José

Intuito do encontro é atualizar os profissionais e a sociedade civil sobre as mudanças realizadas pelo Governo Federal

Cidades

Porto Belo recebe dois novos veículos para a Secretaria de Saúde

Veículos serão utilizados para as demandas da Secretaria de Saúde

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Em apenas um dia, Vivapark Porto Belo vende R$ 115 milhões em lotes para residências

Este foi o maior valor de vendas em um único dia em toda história da Vokkan

Política

Presidente Bolsonaro confirma general Braga Netto como vice em chapa

Anúncio oficial deverá ocorrer nos próximos dias, mas, Bolsonaro, antecipou que sua escolha será o Braga Netto