keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí começa estudo de revisão do transporte público

O Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inicia os trabalhos para elaboração do estudo de reestruturação do atual sistema coletivo

Nesta segunda-feira, 14, o Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começa os trabalhos para elaboração do estudo de reestruturação do atual sistema coletivo. Os resultados serão modernização viária, definição do modelo de transporte público e contratação definitiva da nova concessionária.

Serão 15 meses de levantamento de dados, pesquisa de campo e conversas com a comunidade para desenvolver, pela primeira vez, um trabalho técnico e especializado sobre o transporte público. Cerca de 25 profissionais da universidade federal estarão envolvidos no estudo. Ao longo desse período, a LabTrans já entregará resultados, sendo que o produto final será a conclusão de todos os documentos necessários para abertura do processo licitatório.

O prefeito Volnei Morastoni destaca que o transporte público é um serviço essencial e que a população precisar estar satisfeita. “O modelo antigo de transporte público já está vencido, obsoleto. Quais são as mudanças que a cidade precisa fazer no sistema viário para que possamos ter um novo sistema e atrair novos usuários ao transporte público?”, comenta o prefeito Volnei Morastoni.

Com o estudo da LabTrans, um novo cenário que deverá atrair novos usuários, reorganizar o trânsito e contribuir com a melhora da qualidade de vida da população. O objetivo é que o sistema se torne viável economicamente, sustentável e de boa qualidade para os usuários “Faremos todo o levantamento dos custos operacionais e tarifários, criação de sistemas inteligentes de transporte e georreferenciamento de dados. É uma revisão minuciosa da atual operação do transporte coletivo e a proposta de um novo modelo para licitação”, detalha o coordenador do estudo, Rodolfo Nicolazzi Phillipi, professor da UFSC.

A partir das diretrizes do estudo técnico, a LabTrans entregará o edital de licitação para contratação da concessionária do transporte público. A expectativa é que Itajaí se torne referência para todo o Estado.

A contratação da LabTrans é uma parceria com a Fundação de Pesquisas Socioeconômicas (Fepesi). O laboratório é referência na realização de estudos e projetos nas áreas de logística e transportes, especialmente no planejamento, organização e operação de sistemas de transporte. A LabTrans temforte atuação em governos municipais, estaduais e federal.

Cidades

Florianópolis terá a maior tela de LED da América Latina; Inauguração é em outubro

Megatela de 350m2 de LED ficará no rooftop de um prédio na avenida Beira-Mar Continental a 50m de altura

Cidades

Governador fecha roteiro pelo Norte de SC com quase R$ 120 milhões de investimentos e créditos anunciados

Recursos são nas áreas de saúde, educação especial, infraestrutura, saneamento, além de entrega de emendas parlamentares.

Cidades

Projeto que cria emendas impositivas no orçamento de Itapema é aprovado

Projeto que cria as emendas impositivas em Itapema passou por primeira votação no final de agosto,

Cidades

Primeira parte do alargamento da praia de BC fica pronto nesta sexta-feira

Retirada da tubulação do trecho sul e a liberação desta parte da praia para a população, está prevista para ocorrer em cerca de 10 dias

Cidades

Prefeitura de Balneário Camboriú instala dois parques adaptados na cidade

A Prefeitura de Balneário Camboriú, através de uma parceria entre as secretarias da Educação e Desenvolvimento e Inclusão Social, adquiriu dois parques adaptados, que estão sendo instalados no Centro da cidade. Os parques, que têm […]

Mais notícias

Economia

Gasolina e gás de cozinha aumentam de novo; Preço do botijão já chega há R$ 130

Mesmo sem a Petrobras aumentar o preço do produto nas suas refinarias, já soma alta de mais 5%