keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí começa estudo de revisão do transporte público

O Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inicia os trabalhos para elaboração do estudo de reestruturação do atual sistema coletivo

Nesta segunda-feira, 14, o Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começa os trabalhos para elaboração do estudo de reestruturação do atual sistema coletivo. Os resultados serão modernização viária, definição do modelo de transporte público e contratação definitiva da nova concessionária.

Serão 15 meses de levantamento de dados, pesquisa de campo e conversas com a comunidade para desenvolver, pela primeira vez, um trabalho técnico e especializado sobre o transporte público. Cerca de 25 profissionais da universidade federal estarão envolvidos no estudo. Ao longo desse período, a LabTrans já entregará resultados, sendo que o produto final será a conclusão de todos os documentos necessários para abertura do processo licitatório.

O prefeito Volnei Morastoni destaca que o transporte público é um serviço essencial e que a população precisar estar satisfeita. “O modelo antigo de transporte público já está vencido, obsoleto. Quais são as mudanças que a cidade precisa fazer no sistema viário para que possamos ter um novo sistema e atrair novos usuários ao transporte público?”, comenta o prefeito Volnei Morastoni.

Com o estudo da LabTrans, um novo cenário que deverá atrair novos usuários, reorganizar o trânsito e contribuir com a melhora da qualidade de vida da população. O objetivo é que o sistema se torne viável economicamente, sustentável e de boa qualidade para os usuários “Faremos todo o levantamento dos custos operacionais e tarifários, criação de sistemas inteligentes de transporte e georreferenciamento de dados. É uma revisão minuciosa da atual operação do transporte coletivo e a proposta de um novo modelo para licitação”, detalha o coordenador do estudo, Rodolfo Nicolazzi Phillipi, professor da UFSC.

A partir das diretrizes do estudo técnico, a LabTrans entregará o edital de licitação para contratação da concessionária do transporte público. A expectativa é que Itajaí se torne referência para todo o Estado.

A contratação da LabTrans é uma parceria com a Fundação de Pesquisas Socioeconômicas (Fepesi). O laboratório é referência na realização de estudos e projetos nas áreas de logística e transportes, especialmente no planejamento, organização e operação de sistemas de transporte. A LabTrans temforte atuação em governos municipais, estaduais e federal.

Cidades

Dona de oficina procura por cachorro que foi furtado por mulher em Itapema

Imagens de câmeras de monitoramento mostram que uma mulher loira em um carro Citroen pegou o Nino e o levou embora

Cidades

Águas de Bombinhas recebe certificação inédita para combate a Covid

A certificação atesta que a empresa cumpre todos os protocolos de proteção e enfrentamento à doença

Cidades

Câmara de Itapema homenageia policiais que salvaram mulher que iria se jogar de passarela

No dia 31 de outubro deste mesmo ano, os soldados Ismael e Poletto efetuaram o salvamento de uma mulher que estaria prestes a se jogar de uma passarela

Cidades

Jovem motociclista morre em acidente na SC-135

O jovem Luan Pagotto morreu em um acidente de moto na tarde deste sábado (21). Pagotto pilotava uma moto pela SC-135 quando perdeu o controle da direção, bateu em uma placa às margens da rodovia […]

Cidades

Grave acidente mata dois motociclistas na SC-110

Um acidente ocorrido na manhã deste Domingo (22), resultou na morte de dois motociclistas na SC-110 após um colisão entre as duas motos em uma curva próxima a entrada da localidade de Cruzeiro, cerca de […]

Mais notícias