keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí começa estudo de revisão do transporte público

O Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inicia os trabalhos para elaboração do estudo de reestruturação do atual sistema coletivo

Nesta segunda-feira, 14, o Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começa os trabalhos para elaboração do estudo de reestruturação do atual sistema coletivo. Os resultados serão modernização viária, definição do modelo de transporte público e contratação definitiva da nova concessionária.

Serão 15 meses de levantamento de dados, pesquisa de campo e conversas com a comunidade para desenvolver, pela primeira vez, um trabalho técnico e especializado sobre o transporte público. Cerca de 25 profissionais da universidade federal estarão envolvidos no estudo. Ao longo desse período, a LabTrans já entregará resultados, sendo que o produto final será a conclusão de todos os documentos necessários para abertura do processo licitatório.

O prefeito Volnei Morastoni destaca que o transporte público é um serviço essencial e que a população precisar estar satisfeita. “O modelo antigo de transporte público já está vencido, obsoleto. Quais são as mudanças que a cidade precisa fazer no sistema viário para que possamos ter um novo sistema e atrair novos usuários ao transporte público?”, comenta o prefeito Volnei Morastoni.

Com o estudo da LabTrans, um novo cenário que deverá atrair novos usuários, reorganizar o trânsito e contribuir com a melhora da qualidade de vida da população. O objetivo é que o sistema se torne viável economicamente, sustentável e de boa qualidade para os usuários “Faremos todo o levantamento dos custos operacionais e tarifários, criação de sistemas inteligentes de transporte e georreferenciamento de dados. É uma revisão minuciosa da atual operação do transporte coletivo e a proposta de um novo modelo para licitação”, detalha o coordenador do estudo, Rodolfo Nicolazzi Phillipi, professor da UFSC.

A partir das diretrizes do estudo técnico, a LabTrans entregará o edital de licitação para contratação da concessionária do transporte público. A expectativa é que Itajaí se torne referência para todo o Estado.

A contratação da LabTrans é uma parceria com a Fundação de Pesquisas Socioeconômicas (Fepesi). O laboratório é referência na realização de estudos e projetos nas áreas de logística e transportes, especialmente no planejamento, organização e operação de sistemas de transporte. A LabTrans temforte atuação em governos municipais, estaduais e federal.

Cidades

Itajaí reforça ações de combate e prevenção a Covid-19 nas escolas

Manutenção das atividades é considerada essencial pelo Governo do Estado

Cidades

Aulas presenciais retomam na segunda-feira (08) em Navegantes

Conforme divulgado anteriormente, as aulas serão no formato híbrido, mesclando atividades presenciais e remotas

Cidades

Carro com três ocupantes capota na BR-470

As vítimas foram socorridas já fora do veículo

Cidades

Vídeo: Boiada é flagrada no meio da rua em Joinville

Um vídeo inusitado vem chamando a atenção nas redes sociais de catarinenses. Na noite desta sexta-feira (05), uma moradora da Zona Leste de Joinville se espantou quando viu uma boiada curtindo a noite na rua […]

Cidades

Família carente de Itajaí pede ajuda para manter as despesas em casa

No momento, a conta de luz está atrasada e a família está precisando de produtos de higiene, alimentos, leite, roupas para as crianças e fraldas tamanho GG e P. São três meninos de 2,4 e 6 anos

Mais notícias

Geral

Morre passageira de moto que sofreu acidente com caminhão na BR-101

Sandra estava internada no Marieta Konder, em Itajaí

Coronavírus

São Joaquim decreta lockdown de uma semana

Objetivo é retirar a circulação de público e evitar a propagação do vírus