keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí ativa abrigo de inverno e intensifica abordagens para acolher pessoas em situação de rua

Espaço municipal abre em noites de frio intenso e dispõe de colchões, cobertores, travesseiros e kits de higiene

X
Foto: Prefeitura de Itajaí/ Divulgação

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, está preparado para acolher as pessoas em situação de rua durante a estação mais fria do ano. O abrigo de inverno está ativo e já pode receber moradores a partir desta segunda-feira (28). O objetivo é ofertar acolhimento a esta população vulnerável, proporcionando uma noite mais confortável e segura. O serviço da Abordagem Social também intensifica os atendimentos diários por toda cidade para dar suporte a esta população.

O abrigo funciona em noites de frio intenso, com temperatura igual ou menor que 14°C. O espaço conta com 35 vagas para pernoite e dispõe de colchões, cobertores, travesseiros e kits de higiene para acolhimento. O local, que atenderá a população em situação de rua conforme demanda, fica localizado na rua Jorge Fernandes, 67, bairro Fazendinha.

“Com muita vontade de ajudar e acolher, nossas equipes percorrem toda a cidade e intensificam as abordagens às pessoas em situação de rua para oferecer apoio, alimentação e uma cama quente e limpa nesses dias de frio intenso. No entanto, a missão nem sempre é fácil, pois a maioria não quer deixar a rua e prefere enfrentar o frio do que aceitar ajuda”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Geraldi.

O serviço de proteção social está disponível 24 horas para atendimento. Quando a população identificar algum caso de vulnerabilidade, pode acionar a abordagem social pelo telefone de plantão (47) 99919-8961 (Ligações e whatsApp). Neste momento, as pessoas que necessitam de auxílio nos dias de frio intenso são encaminhadas também para a Casa de Apoio Social, localizada na rua Vereador Claudino José Pacheco, 88, bairro São João, ou ao Centro de Referência para pessoas em Situação de Rua (Centro POP), que fica na rua Francisco Delvan, 67, no Cidade Nova.

Nestes locais, o Município oferece aos usuários diversos serviços, como acolhimento, alimentação, higiene, roupas, guarda de pertences e encaminhamento para confecção de documentos pessoais. Os cidadãos que decidirem voltar para seus municípios de origem também recebem passagem rodoviária para todas as regiões do país.

Prevenção ao coronavírus

Segundo a Secretaria de Assistência Social, a capacidade do abrigo está reduzida devido às normas de prevenção ao coronavírus (COVID-19). Com isso, os leitos de acolhimento foram dispostos com, no mínimo, 1,5 metro de distanciamento entre cada um. Todos os demais cuidados de saúde, com a disponibilização de álcool em gel 70%, máscaras proteção e limpeza constante do espaço, estão sendo observados pelo Município.

Aviso de frio intenso
De acordo com a Defesa Civil uma frente fria é responsável por muitas nuvens e chuva até madrugada desta terça-feira (29). Logo em seguida a chegada uma massa de ar polar vai trazer muito frio para todas as regiões. O frio se intensifica a partir de amanhã temperaturas mínimas e máximas entre 4ºC e 21°C para Itajaí até o fim de semana.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Varejo brasileiro corre risco de desabastecimento para vendas do fim do ano

Segundo Claus Malamud já há falta de containers para trazer produtos vindos do país asiático.

Cidades

Restaurante Thai Garden manterá por mais 15 dias o menu do Balneário Saboroso

Prato é sucesso e procura é tão grande, que o restaurante prorrogou a promoção

Cidades

Conferência Municipal de Assistência Social acontece em Itapema

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, realiza na próxima sexta-feira (06/08) a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontece na na sede da OAB Itapema, […]

Cidades

Nova loja do Komprão Koch é inaugurada em Balneário Camboriú

A partir desta quinta-feira (05), os moradores e turistas poderão contar uma ampla e confortável loja, com uma oferta variada de produtos a preços competitivos. Esta é a 38ª unidade do Grupo Koch em Santa Catarina

Cidades

Itajaí terá sistema de tratamento de lodo que contribuirá para preservação do Rio Itajaí-Mirim

Semasa autorizou nesta semana o início da obra com investimento de R$ 8 milhões

Mais notícias

Geral

Japão vê disseminação inédita da covid-19 e recorde de casos em Tóquio

Mas ele sinalizou a possibilidade de reverter a diretriz, já que a decisão de pedir que alguns doentes fiquem em casa gera críticas de especialistas médicos por colocar vidas em risco.

Geral

Menino de 14 anos mata o pai para defender mãe de agressões em condomínio de luxo de SP

Aos policiais, o filho do empresário relatou que os episódios de violência doméstica contra a mãe e contra ele eram frequentes.