keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Itajaí aperfeiçoa edital de transporte público seguindo recomendações do TCE

Encaminhado no início de 2020 para análise técnica do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), o edital do transporte público de Itajaí será aperfeiçoado. Os ajustes são realizados de acordo com as recomendações do órgão estadual pelo Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Segundo os técnicos do município, a avaliação dos técnicos do TCE-SC foi criteriosa e apontou algumas alterações. As sugestões são relacionadas a atualizações de preços de insumo, nomenclatura em planilhas de custo e a utilização de índices de reajustes de tarifa. O aperfeiçoamento garantirá maior sustentabilidade financeira na concessão pública. A Secretaria Municipal e o LabTrans já trabalham nos ajustes para encaminhar o edital aperfeiçoado ao TCE-SC. Após o sinal verde do tribunal, o documento segue para a Secretaria Municipal de Governo, quando se dará a abertura da concorrência pública.

 

Conheça as propostas do edital do transporte público
A nova licitação será inovadora no pagamento das tarifas, baldeações e acompanhamento do trajeto via aplicativo. O documento também estabelece a quantidade mínima de ônibus e o tempo de concessão. Tudo isso para oferecer o transporte público que os itajaienses anseiam e merecem. Um dos desejos da população era a possibilidade de se pagar uma tarifa única e utilizar o serviço de transporte durante todo o dia. O novo edital prevê essa vantagem: uma tarifa com embarques ilimitados durante o dia. Outro pedido dos moradores que será atendido é o aumento da frota de ônibus. O edital exige a disponibilização de no mínimo 45 ônibus, sendo 13 micro-ônibus e cinco articulados. Todos os veículos deverão contar com ar-condicionado, sistema de wi-fi e entradas USB para carregamento de equipamentos eletrônicos. Essa quantidade de ônibus transitará no município por linhas circulares, alimentadoras, troncais, especiais e rurais. Com essa nova lógica no transporte público, o usuário não precisará fazer a baldeação nos terminais de ônibus, além de oferecer um sistema utilizado em metrôs com linhas azuis, amarelas e verdes para identificar cada rota.

Itajaí Decide
Ferramenta de consulta popular criada pelo Município, o Itajaí Decide foi um dos norteadores das propostas para concessão do transporte público municipal. Entre as escolhas dos itajaienses contempladas no edital está a prioridade para o pedestre na mobilidade urbana, a tarifa única com viagens ilimitadas, descontos e benefícios para usuários de transporte público, faixas exclusivas e prioritárias para ônibus e aplicativo para acompanhamento dos ônibus. O edital também leva em consideração o estudo elaborado pelo laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a concessão de 20 anos do transporte público na cidade.

Vantagens para os passageiros
A compra da passagem única válida por um dia será opcional. O usuário também poderá adquirir planos semanais e mensais. Nestas modalidades, os usuários poderão ter um plano de vantagens com descontos nas passagens e até em lojas, parques e cinema. Já os que não utilizarem muito o serviço, poderão optar pelo pagamento de viagens individuais.

Além disso, as baldeações e trocas de linhas sem acréscimo no valor da passagem serão ilimitadas e possíveis em qualquer ponto de ônibus do percurso. A medida visa a incentivar a integração com outras formas de se transportar como bicicleta, patins. Atualmente, o usuário precisa trocar de linhas sem custos só nos terminais Cordeiros, Fazenda ou Ressacada para mudar de rota. O pagamento das passagens também será flexibilizado pela internet e aplicativos. 

Geral

Vídeo: Grupo de orcas surpreende pescadores em Florianópolis

As orcas são animais da família dos golfinhos e podem ser avistadas em praticamente todos os oceanos do planeta

Geral

Lei com medidas para controle da dengue e febre amarela é sancionada

Lei estabelece medidas que devem ser adotadas pelos proprietários

Geral

Entidades são contrárias ao decreto que altera normas da educação especial

Comissões vão encaminhar um ofício solicitando a revogação do decreto

Geral

Inscrições para o Prêmio Inovação Catarinense terminam na próxima semana

Interessados em se inscrever devem acessar a plataforma da Fapes

Mais notícias