keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí anuncia novos retornos de quadra para melhorar o trânsito no bairro Cordeiros

O primeiro ponto definido interligará dois retornos e vai melhorar o trânsito no bairro Salseiros e no acesso à Murta. Seu percurso envolverá as ruas Santo Agostinho, Odílio Garcia, Silvestro Moser, Eugênio Pezzini e Poeta Bento Nascimento.

A rua Doutor Reinaldo Schmithausen, na região de Cordeiros, receberá as melhorias da construção de retornos de quadra em três pontos de seu percurso. O primeiro ponto definido interligará dois retornos e vai melhorar o trânsito no bairro Salseiros e no acesso à Murta. Seu percurso envolverá as ruas Santo Agostinho, Odílio Garcia, Silvestro Moser, Eugênio Pezzini e Poeta Bento Nascimento. Os retornos de quadra são uma das soluções viárias utilizadas pelo Município de Itajaí na revolução do trânsito da cidade ao diminuir distâncias e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos.

O projeto do primeiro retorno está previsto para iniciar no primeiro trimestre de 2022. Outros dois cruzamento da rua Reinaldo Schmithausen também receberão as melhorias no próximo ano. As imediações das ruas Enedina D’Ávila Ferreira e Gustavo Bernedt serão as contempladas.

“Nosso projeto de cidade prioriza as pessoas. Por isso, em todas as nossas obras de transformação na mobilidade urbana temos como prioridade o pedestre com soluções planas e calçadas largas. Depois os ciclistas com a ampliação de nossa malha de ciclovias e ciclofaixas. Por fim, temos os carros com a construção de novas ruas e pontes para diminuir distâncias”, pontua o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Conheça o projeto do primeiro retorno de quadra de Cordeiros

Para eliminar os congestionamentos na região e melhorar os acessos ao Salseiros e à Murta, a obra ampliará as ruas e construirá novas ligações e ciclovia. O projeto terá dois retornos de quadra sobrepostos.

O primeiro será formado pelas ruas Santo Agostinho, Odílio Garcia, Eugênio Pezzini, Silvestro Moser e Reinaldo Schmithausen. Para melhorar a eficiência do retorno de quadra, serão construídas duas ligações que somam quase 100 metros de novas vias. Uma ligação entre as ruas Santo Agostinho e Odílio Garcia e um prolongamento de via entre as ruas Eugênio Pezzini e Silvestro Moser. Com a construção de novas ligações, a solução funcionará no mesmo modelo implantado na avenida Adolfo Konder, no cruzamento entre as avenidas Campos Novos e Nilo Simas.

O segundo retorno de quadra vai melhorar o acesso ao bairro Murta. E será formado pelas ruas José Luiz Marcelino, Eugênio Pezzini, Silvestro Moser, Poeta Bento Nascimento e Zulmira Leopoldina Machado. Uma nova rua de mais de 200 metros será construída nas margens do rio para interligar as ruas José Luiz Marcelino e Eugênio Pezzini. Este segundo retorno de quadra, sobreposto ao primeiro da rua Reinaldo Schmithausen, funcionará nos mesmos moldes da solução que substituiu a rótula do Vanolli.

“Estamos fazendo os estudos de solo e levantamentos topográficos para executar esse importante projeto. Com a reurbanização das ruas Aleixo Maba e Alfredo Eicke, o congestionamento que se formava na região da Barra do Rio foi levado para o cruzamento na Reinaldo Schmithausen. Esse projeto vai eliminar os conflitos em toda a região e beneficiar cerca de 30 mil cidadãos que moram nas regiões de Cordeiros, Salseiros e Murta”, explica o secretário municipal de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

Ciclovia interligará bairros

Com o alargamento das ruas Eugênio Pezzini, Poeta Bento Nascimento e a nova via, o projeto do primeiro retorno de quadra da região de Cordeiros vai integrar Murta e Salseiros por meio da ciclovia do Parque Náutico Odílio Garcia. A malha cicloviária será ampliada em pouco mais de um quilômetro e criará uma ligação direta ao Centro da cidade para deslocamentos dos ciclistas.

O projeto está orçado em R$ 13 milhões e tem um prazo de execução de 14 meses com entrega prevista para 2023. 

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Associado de Itapema recebe prêmio do Seguro de Vida Sicredi

A Sicredi Vale Litoral SC realizou nesta semana a entrega de mais um prêmio do Seguro de Vida. O contemplado foi o associado Andre Luiz Daroci, da agência Morretes, em Itapema. Por meio dos seguros […]

Cidades

Porto Belo recebe novo ônibus do Governo do Estado

O Município de Porto Belo recebeu nesta quarta-feira (19) um novo ônibus da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. O veículo será utilizado para transportes de estudantes da Rede Municipal de Ensino. Ao […]

Cidades

Porto Belo terá IPTU premiado com sorteio de carro 0km

O Governo do Município de Porto Belo inicia o ano com novidades em relação ao IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. Os contribuintes com as contas em dia, que optarem pelo pagamento em cota […]

Cidades

Navegantes estuda nova contrato de concessão para empresa de lixo atuar na cidade

A Prefeitura de Navegantes realiza estudos no intuito de melhorar o serviço de coleta no município, incluindo a coleta seletiva. Atualmente, os serviços de coleta, transporte e disposição final do lixo é realizado pela empresa […]

Cidades

Obra da subestação de energia em Itapema deve ser concluída em março informa a deputada Paulinha

A obra tem um custo estimado de R$ 17 milhões, e vai absorver totalmente o consumo de energia de Itapema

Mais notícias

Famosos

VÍDEO: Turbina de avião com cantor sertanejo Bruno explode e aeronave faz pouso de emergência

No momento do incidente, cantor estava com a esposa, Marinne, o filho, Enzo e um amigo

Segurança

Foragido por feminicídio em SC é preso no Paraná

Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI/PCSC) de Caçador, em conjunto com a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Curitiba, cumpriram na tarde […]