keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí anuncia novos retornos de quadra para melhorar o trânsito no bairro Cordeiros

O primeiro ponto definido interligará dois retornos e vai melhorar o trânsito no bairro Salseiros e no acesso à Murta. Seu percurso envolverá as ruas Santo Agostinho, Odílio Garcia, Silvestro Moser, Eugênio Pezzini e Poeta Bento Nascimento.

Cordeiros recebera primeiro retorno de quadra na rua Reinaldo Schmithausen 121939 Visor Notícias

A rua Doutor Reinaldo Schmithausen, na região de Cordeiros, receberá as melhorias da construção de retornos de quadra em três pontos de seu percurso. O primeiro ponto definido interligará dois retornos e vai melhorar o trânsito no bairro Salseiros e no acesso à Murta. Seu percurso envolverá as ruas Santo Agostinho, Odílio Garcia, Silvestro Moser, Eugênio Pezzini e Poeta Bento Nascimento. Os retornos de quadra são uma das soluções viárias utilizadas pelo Município de Itajaí na revolução do trânsito da cidade ao diminuir distâncias e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos.

O projeto do primeiro retorno está previsto para iniciar no primeiro trimestre de 2022. Outros dois cruzamento da rua Reinaldo Schmithausen também receberão as melhorias no próximo ano. As imediações das ruas Enedina D’Ávila Ferreira e Gustavo Bernedt serão as contempladas.

“Nosso projeto de cidade prioriza as pessoas. Por isso, em todas as nossas obras de transformação na mobilidade urbana temos como prioridade o pedestre com soluções planas e calçadas largas. Depois os ciclistas com a ampliação de nossa malha de ciclovias e ciclofaixas. Por fim, temos os carros com a construção de novas ruas e pontes para diminuir distâncias”, pontua o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Conheça o projeto do primeiro retorno de quadra de Cordeiros

Para eliminar os congestionamentos na região e melhorar os acessos ao Salseiros e à Murta, a obra ampliará as ruas e construirá novas ligações e ciclovia. O projeto terá dois retornos de quadra sobrepostos.

O primeiro será formado pelas ruas Santo Agostinho, Odílio Garcia, Eugênio Pezzini, Silvestro Moser e Reinaldo Schmithausen. Para melhorar a eficiência do retorno de quadra, serão construídas duas ligações que somam quase 100 metros de novas vias. Uma ligação entre as ruas Santo Agostinho e Odílio Garcia e um prolongamento de via entre as ruas Eugênio Pezzini e Silvestro Moser. Com a construção de novas ligações, a solução funcionará no mesmo modelo implantado na avenida Adolfo Konder, no cruzamento entre as avenidas Campos Novos e Nilo Simas.

O segundo retorno de quadra vai melhorar o acesso ao bairro Murta. E será formado pelas ruas José Luiz Marcelino, Eugênio Pezzini, Silvestro Moser, Poeta Bento Nascimento e Zulmira Leopoldina Machado. Uma nova rua de mais de 200 metros será construída nas margens do rio para interligar as ruas José Luiz Marcelino e Eugênio Pezzini. Este segundo retorno de quadra, sobreposto ao primeiro da rua Reinaldo Schmithausen, funcionará nos mesmos moldes da solução que substituiu a rótula do Vanolli.

“Estamos fazendo os estudos de solo e levantamentos topográficos para executar esse importante projeto. Com a reurbanização das ruas Aleixo Maba e Alfredo Eicke, o congestionamento que se formava na região da Barra do Rio foi levado para o cruzamento na Reinaldo Schmithausen. Esse projeto vai eliminar os conflitos em toda a região e beneficiar cerca de 30 mil cidadãos que moram nas regiões de Cordeiros, Salseiros e Murta”, explica o secretário municipal de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

Ciclovia interligará bairros

Com o alargamento das ruas Eugênio Pezzini, Poeta Bento Nascimento e a nova via, o projeto do primeiro retorno de quadra da região de Cordeiros vai integrar Murta e Salseiros por meio da ciclovia do Parque Náutico Odílio Garcia. A malha cicloviária será ampliada em pouco mais de um quilômetro e criará uma ligação direta ao Centro da cidade para deslocamentos dos ciclistas.

O projeto está orçado em R$ 13 milhões e tem um prazo de execução de 14 meses com entrega prevista para 2023. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Saúde

SC inicia debate sobre programa voltado a pessoas com epidermólise bolhosa

O projeto visa facilitar o atendimento e melhorar a vida de pacientes com a doença rara

Famosos

Morre tecladista de Nenhum de Nós após uma batalha contra o câncer

João Vicenti, de 58 anos, deixa uma multidão de fãs do rock gaúcho