keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Investimentos em tecnologia ampliam monitoramento do sistema de distribuição de água em Penha

Na prática, a empresa ampliou a visualização e a quantidade de informações disponíveis, exibindo o sistema de abastecimento de água de forma ainda mais detalhada

cco Visor Notícias

A Águas de Penha acaba de investir na adequação do supervisório de 11 boosters (bombas na rede de distribuição de água) do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. O investimento ampliará o monitoramento de todo o sistema de distribuição de água da cidade, beneficiando a população de forma geral. Esses pontos captam os dados e os transmitem ao CCO. As informações são processadas por softwares especializados, permitindo que os técnicos tenham um acompanhamento, em tempo real, de funções como vazão, pressão, reservação e distribuição de água em toda a cidade, agilizando as tomadas de decisões e as ações.

Na prática, a empresa ampliou a visualização e a quantidade de informações disponíveis, exibindo o sistema de abastecimento de água de forma ainda mais detalhada. Conforme Maraísa Mendoça Oliveira, responsável pelo CCO de Penha, a readequação no supervisório trouxe diferentes benefícios, como os novos pontos de comunicação dos boosters e melhoria na visualização de pontos de pressão, por exemplo.

“No Centro de Controle Operacional nós temos a visualização e controle sobre todo o sistema de abastecimento de água”, explica. “Através deste controle podemos efetuar diversas ações de forma remota, como aumentar ou diminuir a pressão na rede através do acionamento de bombas, identificar a possibilidade de vazamentos ou alguma inconsistência no sistema”.

Saiba mais sobre o CCO

Oito grandes telas, computadores, dezenas de gráficos, centenas de informações: é desta forma que funciona o ambiente do Centro de Controle Operacional (CCO). O departamento tem acesso, entre outros dados, a informações precisas das variações de pressão e vazão de todo o sistema de abastecimento de água em Penha. A gestão destas informações dá segurança operacional ao abastecimento e permite identificar, de forma remota, qualquer alteração no sistema, o que torna o trabalho no campo mais rápido e eficiente.

O CCO funciona 24 horas, sete dias por semana, como o “cérebro” da concessionária. Com equipamentos de alta tecnologia, consegue controlar toda a produção distribuição de água no município. Variações na pressão e vazão podem indicar, por exemplo, a existência de um grande vazamento. As equipes de campo então realizam o trabalho já com uma região determinada, reduzindo o tempo de ação e os impactos para a comunidade.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave