keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Investimentos do Bairro Parque da Vokkan superam R$7 bilhões em Porto Belo

É com o legado de oferecer soluções urbanísticas para construir ambientes coletivos mais inteligentes, contribuindo de forma direta no desenvolvimento social e urbano de diferentes municípios que a Vokkan Urbanismo apresenta, na íntegra, o VivaPark […]

72a51684be931e7ff69ee670a92fe658 Visor Notícias
Divulgação/Visor Notícias

É com o legado de oferecer soluções urbanísticas para construir ambientes coletivos mais inteligentes, contribuindo de forma direta no desenvolvimento social e urbano de diferentes municípios que a Vokkan Urbanismo apresenta, na íntegra, o VivaPark Porto Belo, o primeiro bairro parque do país. Localizado na entrada da cidade de Porto Belo, no litoral catarinense, no coração da Costa Esmeralda, e com relação direta com as cidades de Itapema e Balneário Camboriú, o projeto traz para a região muito mais que uma nova visão sobre urbanismo: será um novo conceito de viver bem.

“A Vokkan valoriza a rua como palco da vida. Temos como missão resgatar a simplicidade de viver bem e é com este propósito que trazemos para o bairro parque este conceito moderno de moradia, comércio, serviços e educação totalmente integrados ao dia a dia da comunidade. Queremos ajudar a transformar vidas por meio do urbanismo, da cultura e da arte. A Vokkan Urbanismo está muito feliz em trazer para Porto Belo um empreendimento desta envergadura, com investimentos que superam 7 bilhões de VGV (valor geral de vendas), com integração de espaços com a natureza e arquitetura de forma orgânica, criando destinos, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, pontua Roderjan Volaco, presidente da Vokkan.

Todo o complexo do VivaPark Porto Belo irá impactar direta e indiretamente no dia a dia da região. Serão 205 mil metros quadrados de espaços residenciais que serão comercializados, incluindo apartamentos de 4, 3 e 2 suítes, com vista para o parque. E por falar em parque, serão mais de 70 mil metros quadrados, contendo dois lagos com aproximadamente 8,5 mil metros quadrados, sistema de segurança e vigilância com câmeras de última geração, cinco praças temáticas, trilha para caminhada, bicicletário, pet place, estação de ginástica e alongamento, bebedouros, playground, arquibancada e balanços, além de brinquedos para toda a família.

Com a instalação do VivaPark, a cidade de Porto Belo terá um crescimento na ordem de 30%. “Nossa proposta é, prioritariamente, para primeiro domicílio, que já é o maior índice das moradias da cidade, mas sabemos que o produto se posiciona também como um potencial investimento, possuindo uma elevada concentração de turistas na alta temporada – 42,3% entre dezembro e março, destacando-se ainda mais no mês de janeiro, concentrando 16% da demanda turística de Santa Catarina”, explica Roderjan Volaco. Os dados comprovam o potencial da região escolhida para o início do projeto, que, além disso, tem grande demanda reprimida desses espaços, crescimento exponencial, oportunidade de agregar produtos e serviços, assim como fatores econômicos, uma vez que o Vale do Itajaí e o Norte catarinense correspondem a mais de 60% do PIB de Santa Catarina, congregando 65% dos empregos do Estado.

O primeiro bairro parque do país terá um open shopping, um mercado público com gestão privada ancorado em produtos da região e espaços de vivências. Aliado a isso, teremos o crescimento ordenado da região. Segundo pesquisa realizada pela Urban Systems, sobre potencial de mercado, foram apresentados os dados que a cidade de Porto Belo registra uma média anual de crescimento no número de empregos na ordem de 5,7%, impulsionada pelos setores de comércio e serviços, com base nos índices dos últimos dois anos. O VivaPark nasce para acentuar ainda mais esse crescimento, gerando inicialmente uma média de 2 mil empregos diretos, a curto e médio prazo. “Com o funcionamento completo dos serviços de saúde, educação, gastronomia, cultura, lazer e entretenimento, esse número será ainda maior”, destaca Roderjan Volaco.

Espaços integrados

Pensar em um bairro também significa estruturar um espaço com diversidade, ou seja, que possa receber moradores de diferentes perfis e que ofereça comodidade a todos. Para isso, é preciso oferecer não só espaço para residências, mas também para comércio, serviços e lazer, não apenas para aquele público, mas que atenda a demanda de toda uma cidade. “Além de dar mais conforto à população, essa variedade, aliada a uma boa iluminação pública, aumenta a segurança do local, gerando um maior fluxo e criando atrativos para todo o entorno. Nossa proposta não é criar minicidades dentro dos municípios, mas sim agregar serviços e potencialidades às regiões”, justifica Roderjan Volaco. O projeto também trará, aliado à qualidade de vida, um ganho econômico para as regiões, uma vez que os bairros planejados valorizam a localidade.

A empresa antecipa que já possui três grandes parceiros para o VivaPark: um forte polo educacional, trazendo para a cidade o Colégio Bom Jesus e a UniAvan, a construtora Torresani, que irá empreender em edifícios residenciais, além do Mercado Público.

Jaime Lerner

O projeto desenvolvido pela Vokkan é assinado pelo renomado arquiteto e urbanista Jaime Lerner, eleito o segundo maior urbanista do mundo. Ele é o único brasileiro a figurar na lista. É referência mundial em planejamento urbano e defende que é preciso agregar no espaço urbano uma estrutura construída com segurança, trabalho, lazer, moradia e educação em um único lugar. E é essa a proposta da Vokkan. “A criatividade está em começar uma transformação. Empresas como a Vokkan não esperam ter todas as respostas para começar. Elas vão em frente e transformam realidades”, destaca Jaime Lerner.

“A preocupação com a qualidade de vida vem mudando as características do consumidor. Cada vez mais, independentemente da idade, os cidadãos estão buscando a segurança, educação, trabalho, lazer e moradia num menor raio de distância possível. E esse é o nosso propósito”, destaca o empresário Roderjan Volaco.

A micromobilidade também é uma das preocupações do bairro parque, com 4,5 km de ciclovia, onde as pessoas poderão se deslocar, praticar exercícios físicos, conviver em comunidade.

Investimentos em infraestrutura e tecnologia

Uma ideia inovadora e que agrega ainda mais valor e qualidade de vida para a região, propiciando estrutura de grandes centros, porém, em comunidades planejadas.  O grande diferencial de um bairro parque é simples: trata-se de um espaço que une moradia, trabalho e lazer em um só lugar, e que tem como foco a qualidade de vida e a felicidade de quem vive ou visita este ambiente.

Inédito no Brasil, especialmente em bairros abertos, o sistema de segurança do VivaPark será diferenciado e com padrão e tecnologia internacional, trazendo para a região soluções como:

Segurança:

– OCR: Reconhecimento ótico de caracteres (sistema automatizado de leitura de placas e identificação das placas dos veículos);
– Central de inteligência 24 horas;
– Biometria facial;
– Bollard retrátil (que possibilita o fechamento de todos os acessos em questão de segundos)
– Câmeras térmicas e de alta definição
– Cercas virtuais
– Totens de segurança distribuídos no parque;
– Controle de estacionamento irregular;
– Inteligência artificial para análise automática de dados;

Infraestrutura:

– Fibra ótica;
– Rede de drenagem em PEAD;
– Sistema próprio de coleta e tratamento de esgoto.

Além da tecnologia envolvida no sistema de segurança, toda a infraestrutura será por meio de cabeamentos subterrâneos, possibilitando, além da estética visual, a utilização das mais modernas tecnologias. “Este é um grande investimento e que, muitas vezes não é dimensionado e que as pessoas pensam não agregar valor, contudo, quando o assunto é qualidade de vida, temos que ter ainda mais perspicácia e pensar num futuro duradouro. O atual cenário que estamos vivendo vem nos mostrando esse regresso ao olhar diferenciado, a valorização das pequenas conquistas e da importância do convívio coletivo”, finaliza Roderjan. Toda a tecnologia e sistemas exemplificados, irão compreender 100% da área do VivaPark.

Loja conceito

Recentemente a Vokkan Urbanismo lançou a sua loja conceito, localizada no VivaPark, onde os consumidores podem conhecer de perto todo o empreendimento e ter, em primeira mão, a experiência que todo o projeto irá propiciar.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Cooperativa escolar de Itapema CoopReis elege nova diretoria

Cooperativa, que surgiu em 2018, desenvolve trabalhos com propósitos de incentivar a cultura cooperativista no ambiente escolar

Geral

Drones são utilizados para itensificar combate à dengue em Porto Belo

Objetivo é assegurar que todas as medidas preventivas sejam tomadas para proteger a saúde pública, evitando a proliferação da dengue

Geral

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h da Vokkan

Estimativa é que o novo Pronto Atendimento 24h realize em média 9 mil atendimentos por mês

Geral

Mutirão que oferece descontos em dívidas acaba nesta quinta-feira em SC

Os descontos para quitar débitos pendentes podem alcançar 96%

Famosos, Geral

Porta que salvou Rose em Titanic é leiloada por R$ 3,5 milhões

O destroço flutuante que serviu para Rose se agarrar até a chegada de um bote foi arrematado nesta segunda-feira (25)

Mais notícias

Saúde

SC inicia debate sobre programa voltado a pessoas com epidermólise bolhosa

O projeto visa facilitar o atendimento e melhorar a vida de pacientes com a doença rara

Famosos

Morre tecladista de Nenhum de Nós após uma batalha contra o câncer

João Vicenti, de 58 anos, deixa uma multidão de fãs do rock gaúcho