keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Inverno em SC terá pouca chuva e temperaturas acima da média

Veja como deve ser a estação, que começa na quinta-feira

fim de tarde horario de verao turismo 20210917 1639500243 Visor Notícias
Foto: Secom/Divulação

O inverno de 2024 inicia oficialmente às 17h51 do dia 20 de junho e se estenderá até setembro, marcado por uma expectativa de diminuição de chuvas e temperaturas acima da média em Santa Catarina, de acordo com a previsão da Epagri/Ciram. A estação, determinada por cálculos astronômicos, traz mudanças climáticas significativas, incluindo um início com frentes frias nos dias 20 e 23 de junho que trarão chuvas para o estado no final do mês. No entanto, julho e agosto devem experimentar uma distribuição irregular de precipitações, com períodos de escassez e valores abaixo da média histórica.

Meteorologistas alertam que, apesar da redução geral nas chuvas, os episódios que ocorrem tendem a ser intensos e concentrados, causados principalmente por frentes frias e sistemas de baixa pressão. A presença de ciclones extratropicais próximos ao litoral Sul também é uma característica desta época do ano, aumentando o risco para embarcações devido a ventos fortes e mar agitado, o que pode resultar em ressacas. As chuvas, quando ocorrem, podem ser acompanhadas de temporais com forte atividade elétrica, granizo e ventanias, alternados com períodos mais secos.

Quanto às temperaturas, o inverno promete ser mais quente do que o habitual. Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, explica que, mesmo em um ano de La Niña, que tradicionalmente traz mais frio a partir de junho, o padrão recente tem mostrado invernos menos rigorosos. A média de temperaturas pode ficar acima do esperado, mas ainda dentro do que é considerado frio para a região. Neve, embora menos frequente em invernos amenos, ainda pode ocorrer em um a três episódios, especialmente associada a massas de ar frio que atingem o Planalto Sul. Períodos de calor acima de 30ºC, conhecidos como “veranicos”, e nevoeiros frequentes também são esperados, caracterizando a variabilidade do inverno catarinense.

Fonte: NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Quarta-feira terá predominância de sol e tempo firme em SC

Temperaturas podem chegar a 26°C em algumas regiões

Tempo

SC enfrenta queda de temperaturas e risco de geada

Apesar do céu claro e ensolarado, a terça-feira (23) promete ser um dia de frio intenso

Tempo

Terça-feira será ensolarada em Santa Catarina

Termômetros podem alcançar 28°C na maioria das regiões

Tempo

Frente fria tem data para retornar à SC; confira quando:

A Defesa Civil do estado alerta para a possibilidade de chuva em várias regiões

Tempo

SC deve ter semana de sol com nevoeiros ao amanhecer

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Mais notícias

Tempo

Quarta-feira terá predominância de sol e tempo firme em SC

Temperaturas podem chegar a 26°C em algumas regiões

Trânsito

BR-101 terá pontos de bloqueio nas próximas madrugadas, informa a PRF

Confira os dias, horários e pontos de fechamento da rodovia