keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Inverno começa nesta quinta com a noite mais longa do ano

Solstício de junho marca o início da estação mais fria em Santa Catarina

WhatsApp Image 2024 06 20 at 09.36.39 Visor Notícias
Foto: Pinterest/ Reprodução

O inverno chega oficialmente ao Hemisfério Sul nesta quinta-feira, às 17h50, no horário de Brasília, trazendo consigo a noite mais longa do ano. Este fenômeno, conhecido como solstício, ocorre quando a Terra atinge seu ponto mais distante em relação ao Sol, marcando a transição do outono para a estação mais fria.

O solstício, que ocorre duas vezes ao ano – em junho e dezembro –, é um evento astronômico em que um dos hemisférios do planeta é menos iluminado pelo Sol, dando início ao inverno, enquanto o outro começa seu verão. “Após seis meses, a Terra se posiciona do outro lado do Sol e, com essa inclinação, é o outro lado que estará virado para o Sol,” explica Thiago Gonçalves, astrônomo e diretor do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em junho, é o Hemisfério Sul que recebe menos incidência solar, o que resulta na noite mais longa e no início do inverno. Este período é crucial para ajustes na natureza, influenciando a temperatura e a vegetação de cada região, dependendo da quantidade de luz solar que recebe.

O fenômeno oposto ao solstício, o equinócio, ocorre também duas vezes ao ano, em setembro e março, quando os dias e as noites têm duração igual e ambos os hemisférios recebem luz solar de maneira equitativa. Este evento marca o início do outono e da primavera.

Devido à inclinação do eixo da Terra e o movimento de translação ao redor do Sol, os solstícios e equinócios são essenciais para manter o ciclo de estações do ano, que dura 365 dias, 48 minutos e 46 segundos. Esses minutos e segundos adicionais são o motivo pelo qual ajustamos nosso calendário a cada quatro anos com a adição de um dia bissexto.

Para os moradores de Santa Catarina e do restante do Hemisfério Sul, o início do inverno pode trazer mudanças significativas no clima, com dias mais curtos e noites mais longas. As autoridades de saúde recomendam preparações adequadas para enfrentar o frio, potencialmente intenso, que acompanha a estação.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Quarta-feira terá predominância de sol e tempo firme em SC

Temperaturas podem chegar a 26°C em algumas regiões

Tempo

SC enfrenta queda de temperaturas e risco de geada

Apesar do céu claro e ensolarado, a terça-feira (23) promete ser um dia de frio intenso

Tempo

Terça-feira será ensolarada em Santa Catarina

Termômetros podem alcançar 28°C na maioria das regiões

Tempo

Frente fria tem data para retornar à SC; confira quando:

A Defesa Civil do estado alerta para a possibilidade de chuva em várias regiões

Tempo

SC deve ter semana de sol com nevoeiros ao amanhecer

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Mais notícias

Tempo

Quarta-feira terá predominância de sol e tempo firme em SC

Temperaturas podem chegar a 26°C em algumas regiões

Trânsito

BR-101 terá pontos de bloqueio nas próximas madrugadas, informa a PRF

Confira os dias, horários e pontos de fechamento da rodovia