O inverno de 2024 em Santa Catarina promete ser marcado por condições climáticas mais rigorosas comparadas ao ano anterior, com o fenômeno La Niña influenciando temperaturas mais baixas e precipitações abaixo da média. Especialistas preveem que este inverno será mais longo e mais frio, iniciando oficialmente às 17h51 desta quinta-feira, com dias mais curtos e noites mais longas.
Após um 2023 amenizado pelo El Niño, que restringiu a chegada de massas de ar polar intensas, La Niña surge como o novo protagonista do clima no estado. O fenômeno é conhecido por seus efeitos de resfriamento global, que podem resultar em invernos mais intensos e menos chuva do que o usual. Expectativas para o inverno:
Piter Scheuer, meteorologista, explica que, com a influência de La Niña, Santa Catarina pode esperar por um inverno mais seco, especialmente nos meses de julho e agosto. “A chuva será mal distribuída, bem mais irregular e os dias serão mais ensolarados,” afirma Scheuer.
Ronaldo Coutinho, engenheiro agrônomo, destaca que o frio em 2024 começará a se firmar de vez no final de junho ou início de julho, possivelmente estendendo-se até a primavera. “O frio vai esticar. Ele deve entrar na primavera, deixando o final do inverno e a primavera com temperaturas mais baixas que o normal,” explica Coutinho.
Previsão de Neve:
O fenômeno também aumenta as chances de eventos de neve, especialmente na Serra Catarinense. “Com essa condição, alguma precipitação invernal na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense, pode ser que ocorra pelo menos um ou dois episódios de neve,” diz Scheuer.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.