keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Inverno 2024 promete menos chuva e potencial de neve

A estação começa oficialmente as 17h51 desta quinta-feira

WhatsApp Image 2024 06 20 at 08.13.58 Visor Notícias
Foto: Pinterest/ Reprodução

O inverno de 2024 em Santa Catarina promete ser marcado por condições climáticas mais rigorosas comparadas ao ano anterior, com o fenômeno La Niña influenciando temperaturas mais baixas e precipitações abaixo da média. Especialistas preveem que este inverno será mais longo e mais frio, iniciando oficialmente às 17h51 desta quinta-feira, com dias mais curtos e noites mais longas.

Após um 2023 amenizado pelo El Niño, que restringiu a chegada de massas de ar polar intensas, La Niña surge como o novo protagonista do clima no estado. O fenômeno é conhecido por seus efeitos de resfriamento global, que podem resultar em invernos mais intensos e menos chuva do que o usual. Expectativas para o inverno:

Piter Scheuer, meteorologista, explica que, com a influência de La Niña, Santa Catarina pode esperar por um inverno mais seco, especialmente nos meses de julho e agosto. “A chuva será mal distribuída, bem mais irregular e os dias serão mais ensolarados,” afirma Scheuer.

Ronaldo Coutinho, engenheiro agrônomo, destaca que o frio em 2024 começará a se firmar de vez no final de junho ou início de julho, possivelmente estendendo-se até a primavera. “O frio vai esticar. Ele deve entrar na primavera, deixando o final do inverno e a primavera com temperaturas mais baixas que o normal,” explica Coutinho.

Previsão de Neve:

O fenômeno também aumenta as chances de eventos de neve, especialmente na Serra Catarinense. “Com essa condição, alguma precipitação invernal na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense, pode ser que ocorra pelo menos um ou dois episódios de neve,” diz Scheuer.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Quarta-feira terá predominância de sol e tempo firme em SC

Temperaturas podem chegar a 26°C em algumas regiões

Tempo

SC enfrenta queda de temperaturas e risco de geada

Apesar do céu claro e ensolarado, a terça-feira (23) promete ser um dia de frio intenso

Tempo

Terça-feira será ensolarada em Santa Catarina

Termômetros podem alcançar 28°C na maioria das regiões

Tempo

Frente fria tem data para retornar à SC; confira quando:

A Defesa Civil do estado alerta para a possibilidade de chuva em várias regiões

Tempo

SC deve ter semana de sol com nevoeiros ao amanhecer

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Mais notícias

Tempo

Quarta-feira terá predominância de sol e tempo firme em SC

Temperaturas podem chegar a 26°C em algumas regiões

Trânsito

BR-101 terá pontos de bloqueio nas próximas madrugadas, informa a PRF

Confira os dias, horários e pontos de fechamento da rodovia