keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Intenção de investir na indústria de SC cresceu 35% em abril

O número representa uma alta de 35,1% em relação aos 53,2 pontos registrados em março

X
Fiesc Adjori crédito Julio Cavalheiro Secom

A intenção de investir na indústria de Santa Catarina marcou 71,9 pontos em abril, segundo dados da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) divulgados nesta quarta-feira (5). O número representa uma alta de 35,1% em relação aos 53,2 pontos registrados em março. A escala vai de 0 a 100. 

Apesar do aumento, o índice estadual em abril (71,9) ainda está atrás do que foi apurado em janeiro (72) e fevereiro (73), mas mostra uma recuperação após o período mais crítico da pandemia em 2021, quando houve fechamento de atividades em algumas regiões do Estado e restrições de circulação. 

A intenção de investir em Santa Catarina permanece acima da média nacional. Em abril, o indicador marcou 55,7 pontos no país, resultado de estabilidade na comparação com os 55,8 pontos de março. No Estado, a intenção é 29% maior. 

Outro dado que está à frente da média nacional é a confiança do empresário da indústria, com 57,2 pontos em Santa Catarina em abril, contra 53,7 pontos no país. 

Expectativas de mercado

Também nesta quarta, a Fiesc divulgou balanço de expectativas de mercado. O boletim destaca que o mercado subiu para 3,14% a previsão de crescimento do PIB nacional em 2021, o que demonstra sinais de recuperação da atividade econômica. O documento é elaborado com base no relatório Focus, do Banco Central.

Em relação à inflação, o mercado voltou a revisar para cima o índice IPCA, cuja mediana fecha o ano em 5,04%. A expectativa é de que 2022 encerre com inflação de 3,61%. Já a previsão para a taxa básica de juros manteve-se no patamar da semana passada, em 5,5% ao ano. De acordo com as expectativas do mercado, em 2022 a Selic deve chegar a 6,25%. 

Fonte: Visor Notícias

Economia

Novo Auxílio Brasil terá reajuste de 20% em relação ao Bolsa Família

Informação é do ministro da Cidadania, João Roma

Economia

Mercadão dos Óculos inaugura unidades em Tijucas e Florianópolis

O Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil, amplia sua presença em todas as regiões do país

Economia

Refis tem desconto de até 90% em Itapema

021. O programa é destinado para pessoa física ou jurídica, relativo aos débitos gerados até 31 de dezembro de 2020. O desconto nos valores é de 90% dos juros e multas para pagamento em parcela única, 70% para pagamentos em até 12 vezes e de 50% para pagamento em até 24 parcelas

Economia

Santa Catarina bate recorde nas exportações de carne suína em setembro

O faturamento com as exportações de carne suína em setembro chegou a US$ 136,3 milhões, com uma alta de 40,3% em relação ao mesmo período do ano passado

Economia

Governador Carlos Moisés determina estudo para viabilizar redução dos preços dos combustíveis

O governador Carlos Moisés da Silva determinou à Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) a realização de um estudo sobre a possibilidade de retirar os combustíveis do sistema de Substituição Tributária (ST). No modelo atual, […]

Mais notícias

Cidades

Pesquisa avalia hipótese de que sombra de prédios em BC traz mais conforto do que desconforto

O objetivo é apurar o modo como as pessoas reagem às condições microclimáticas

Brasil

Polícia prende Galã da Internet que aplicou golpe de R$ 320 mil em mulheres idosas

Ele entrava em contato pelas redes sociais, iniciava um romance e depois fugia com o dinheiro das vitimas