keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Integrantes de facção criminosa que mataram Policial Militar aposentado são condenados

Os réus causaram a morte de um policial militar aposentado e lesões corporais contra outros dois homens que estavam no mesmo bar que a vítima. O crime foi cometido por represália às atuações de agentes de segurança pública contra a organização criminosa dos denunciados

sirene Visor Notícias
Foto: Imagem Ilustrativa

O Conselho de Sentença atendeu ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenou os réus Ivan da Silva, Joilson Pereira de Lima e Valter Caetano Júnior por homicídio triplamente qualificado – por motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e perigo comum – e pelos crimes conexos de organização criminosa e lesões corporais. Os três mataram o policial militar aposentado, João Luiz Abel, dentro de um bar, no Bairro Aventureiro, em Joinville, no mês de junho de 2020.  

Eles foram sentenciados, respectivamente, a penas de 43 anos, dois meses e 12 dias; 41 anos, sete meses e 16 dias; e 37 anos e 24 dias de reclusão em regime fechado  

No dia quatro de junho de 2020, os denunciados Ivan, Joilson, Valter e Felipe, já falecido, planejaram e executaram o assassinato do Policial Militar aposentado João Luiz Abel. 

Os réus passaram a monitorar o estabelecimento Tony Bar, localizado no Bairro Aventureiro, em Joinville, com o intuito de encontrar a vítima, pois sabiam que ele era frequentador do local. 

Com o objetivo de cumprir a missão de realizar atentados contra agentes de segurança, inclusive policiais aposentados, como forma represália às ações desenvolvidas contra os interesses do grupo criminoso, os réus, ao se certificarem de que João estava no bar, foram até o local do crime. 

Um dos denunciados e Felipe ingressaram no local e dispararam diversos tiros contra a vítima, que veio a óbito no local. Os disparos também feriram outras duas pessoas, Valdeci da Luz Maciel e José Luiz Camargo, que estavam próximos de João, quando jogavam cartas no estabelecimento.  

A denúncia destaca que “houve plena previsibilidade por parte de todos denunciados quanto às lesões sofridas por, porquanto viram que elas estavam muito próximas à vítima João Luiz Abel e, mesmo assim, deflagraram diversos disparos nas suas direções.”

O Conselho de Sentença acatou integralmente a tese do MPSC quanto às qualificadoras e crimes correlatos, e os réus foram condenados por homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e perigo comum e pelos crimes conexos de organização criminosa e lesão corporal. Da condenação cabe recurso, mas os réus não poderão recorrer em liberdade.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Ciclista é socorrido por bombeiros após se perder em trilha de Florianópolis

A equipe de resgate desenvolveu um plano de ação e navegou até o local indicado

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano

Mais notícias

Inusitado

Cidade de SC usa superdrones na luta contra infestação de maruim

Esses drones são equipados para dispersar um controlador biológico que altera o pH dos ovos dos mosquitos, impedindo novos nascimentos.