keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Instituto Itajaí Sustentável começa a revitalização do Rio Itajaí-Mirim

O analista ambiental do INIS, João Castro, salienta que após a conclusão do serviço haverá melhora significativa na oxigenação das águas do rio Itajaí-Mirim

X

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) iniciou na última semana de fevereiro, a revitalização do Rio Itajaí- Mirim em seu trecho natural. O serviço de limpeza consiste em remover a vegetação do leito do rio e diminuir a retenção da vazão das águas. A revitalização será realizada desde a bifurcação do rio no bairro Itaipava até o encontro com o curso retificado na Barra do Rio.

A revitalização é necessária porque, com o passar do tempo, a vegetação sobrenadante se acumula ao longo do leito do Rio Itajaí- Mirim e, em determinados pontos, há também mau cheiro causado pela decomposição natural das plantas. Além da matéria vegetal, a ação vai remover resíduos sólidos que estão sobre a superfície do rio para serem destinados a aterros sanitários licenciados. O prazo da revitalização é de 60 dias, podendo ser prorrogado.

O analista ambiental do INIS, João Castro, salienta que após a conclusão do serviço haverá melhora significativa na oxigenação das águas do rio Itajaí-Mirim. “Reduzindo a presença dessa vegetação no leito do rio, há mais incidência de raios solares e a diminuição dos odores produzidos pela decomposição do material em excesso. Além disso, a revitalização vai melhorar a passagem de pequenas embarcações que são utilizadas pelas populações ribeirinhas”, explica João Castro.

O Município de Itajaí reforça que todos os cuidados ambientais estão sendo observados e que não será realizada a escavação nas bordas do rio durante a revitalização. A empresa responsável pelo serviço utiliza um guindaste hidráulico e, para remoção da vegetação, uma balsa, onde o material recolhido é armazenado. Portanto, não há movimentação de volumes de terra, tampouco será feita modificação do traçado natural do rio.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Ave rara é encontrada na areia da praia do Campeche em Florianópolis

Essa é a primeira vez que Associação R3 Animal resgata um trinta-réis-escuro

Cidades

Túnel em Balneário Camboriú é fechado após maré invadir pista

Informação foi divulgada pela prefeitura. O trânsito foi desviado

Cidades

Arteris começa obras para melhoria do fluxo na via marginal da BR-101 em Palhoça

Alterações são necessárias por conta do aumento da demanda na rua lateral, devido às obras de construção de terceira faixa – e também para viabilizar desvio de fluxo para via marginal

Cidades

Itajaí revoga decreto que suspendia aulas presenciais

Decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (26). Atividades seguem normalmente na segunda (1º)

Mais notícias

Cultura e Lazer

Vídeo: Homem compra carro de luxo, não cabe no veículo e viraliza nas redes sociais

Homem comprou um carro de luxo e não cabe dentro do veículo que é conversível