keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

INIS lança plataforma interativa para descarte consciente de resíduos

Ferramenta indica os pontos de coleta dentro do município de Itajaí

X
Foto: Prefeitura de Itajaí

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) lança a plataforma Descarta.í para incentivar o descarte consciente de resíduos no município. Na ferramenta interativa, é possível conferir locais de descarte mais próximos de sua localização, como Ecoponto, cooperativas de reciclagem e ponto de entrega voluntário. Também é possível cadastrar estabelecimentos que recebem esses resíduos e esclarecer dúvidas sobre o descarte adequado. Clique aqui e confira. 

Como funciona

Ao acessar o Descarta.í, o usuário pode escolher qual o tipo de resíduo será descartado e verificar o ponto de coleta mais próximo. No mapa interativo, o morador consegue checar os locais disponíveis para fazer o descarte na cidade e a distância exata. A ferramenta disponibiliza pontos para o descarte adequado de pilhas e baterias, medicamentos, eletroeletrônicos, lâmpadas, óleo de cozinha, esponja de cozinha, entre outros.

“A participação da população é fundamental para que os resíduos tenham a destinação correta no Município de Itajaí. Somente com a conscientização de todos podemos construir uma cidade mais sustentável com práticas eficientes voltadas ao meio ambiente”, ressalta o diretor presidente do Instituto Itajaí Sustentável, Vilson Sandrini.

O Descarta.í foi implantado com o apoio da Secretaria de Tecnologia (SETEC) e, faz parte da nova ferramenta de geoprocessamento – Geo Itajaí. “A tecnologia aliada à informação irá transformar a gestão municipal. A população tem em mãos uma ferramenta que possibilita dar o destino correto aos resíduos e ajudar o meio ambiente”, destaca o secretário de Tecnologia, Murilo Sodré.

Além disso, a ferramenta mostra a localização do novo ecoponto, em frente ao Centreventos. Inaugurado no fim de maio, o espaço foi criado para ampliar a coleta de resíduos recicláveis em Itajaí e fica disponível 24 horas por dia. Lá, é possível descartar óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, lâmpadas e pequenos eletrodomésticos.

Novos estabelecimentos

O Descarta.í ainda possibilita que a população contribua com o descarte consciente informando a abertura de novos pontos de coleta. No canto inferior da página, é possível cadastrar os estabelecimentos que recebem algum tipo de resíduo e não constam no site. É necessário preencher um formulário do INIS com as informações do empreendimento e a documentação.

De acordo com a Lei Municipal Nº 6472/2013, empreendimentos que vendem lâmpadas, por exemplo, devem adotar a política de logística reversa. Ela consiste em ações que facilitem a coleta e restituição dos resíduos aos geradores para que haja o reaproveitamento.

Outros resíduos


Caso não haja a opção do resíduo desejado, é possível entrar em contato com o instituto para receber orientações sobre o local correto para descarte. No final da página, o usuário clica no link e preenche um formulário com as informações pessoais, o nome do resíduo que deseja descartar e a quantidade.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Ruas do bairro Morretes recebem pavimentação em Itapema

Dentre as ruas já beneficiadas estão a 438, 444 e 406I

Cidades

Oceanic Aquarium inaugura passarela de vidro em cima do tanque dos tubarões

A estrutura permite que os visitantes passeiem por cima do Recinto Oceânico

Cidades

Tecnologia com novas rotas para pedalar em Itapema

A Pandemia criou novos hábitos e despertou a atenção das pessoas para o cuidado com a saúde.  Aumentou a busca por movimentar o corpo. Pedalar, tanto como lazer, prática esportiva ou modalidade de transporte, ganhou […]

Cidades

Dia da árvore será celebrado com plantio comunitário e doação de mudas nativas em Itajaí

Ações fazem parte da Semana da Água, que segue até 26 de setembro

Cidades

Fundação do Meio Ambiente faz troca de mudas por alimentos em Itapema

Os alimentos serão doados para a Secretaria de Assistência Social

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Vídeo: Gestão Lucrativa do Tempo é tema da Academia Imobiliária desta semana

No Mercado imobiliário SC, toda semana, nosso consultor, Estevão Guerreiro, apresenta dicas e alternativas para quem já atua no setor e quer vender ainda mais. É a nossa “Academia Imobiliária. Nesta semana o tema foi […]

Mercado Imobiliário

Vídeo: Itapema contará com novo hotel da rede Intercity Hotels

O foco é atender clientes dos mais diversos públicos, mas principalmente àquele hóspede que busca um bom custo benefício para se hospedar em um curto período de tempo.