keyboard_backspace

Página Inicial

Colunas e Blogs

Inflação pode deixar itens da ceia de Natal de fora da mesa do brasileiro

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Ceia natal
Reprodução

Mesa para dois
As novas mesas do Poder vindouro nos restaurantes de Brasília já começam a esboçar os cardápios do que pode vir de afinidades para o Judiciário em 2023. Não se sabe ainda qual foi o assunto a dois. Fato é que o futuro ministro da Justiça do Governo de Lula da Silva, Flávio Dino, e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, foram vistos em almoço numa mesa de canto ontem no restaurante da ASBAC em Brasília.

Aquela forcinha
Logo após o anúncio de Lula, os novos ministros receberam ainda dentro do auditório os primeiros pedidos de “uma forcinha” de militantes do PT que querem ser nomeados em cargos de confiança. “A gente precisa estar aqui para ser lembrado”, disse um dos candidatos a vaga ao deputado Márcio Macêdo, que assumirá a Secretaria-Geral da Presidência.

Josué deixou lacuna
A definição de Geraldo Alckmin como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio contraria a promessa inicial de Lula da Silva, de que ele não teria outro cargo além da vice-presidência. Petistas comemoram o afastamento do ex-tucano do núcleo duro do Governo. Já auxiliares de Alckmin classificam a missão como prestígio. Lula brincou com a situação: “se não arrumo trabalho, ele vai me dar dor de cabeça”. A vaga seria de Josué Gomes, hoje presidente da Fiesp, que declinou do convite.

Saidinha paulista
Com a chegada das festas de fim de ano, tem início também as “saidinhas” de Natal e ano novo de alguns apenados. Neste ano, segundo dados da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo, o poder judiciário autorizou a saída temporária de 37.947 presos entre hoje (23) e 3 de janeiro. Em 2021, neste mesmo período, 36.688 presos foram beneficiados com a “saidinha” e cerca de 4,44% não retornaram para as celas.

Mesa inflacionada
Alguns itens da ceia de Natal podem ficar de fora da mesa dos brasileiros neste ano por causa da inflação. Levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas aponta que a Cesta aumentou 8,53% em 2022, ao custo de R$ 375,96. A Associação Brasileira de Supermercados mapeou as regiões do Brasil que apresentaram maiores variações de preços dos principais produtos de Natal como aves, azeite, espumante, lombo, panetone, pernil, peru, sidra e tender. A região Sudeste apresentou maior alta com 17%, seguida pelas regiões Sul (12,7%), Nordeste (12,6%), Centro-Oeste (5,2%) e Norte (3,1%).

23 12 22 Visor Notícias

Quatro roda$
A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis aponta que os preços caros das passagens aéreas podem ter influenciado o mercado de locação de carros para viagens domésticas: 15% maior do que no verão do ano passado. Ainda segundo a ABLA, o turismo de lazer e de negócios já são responsáveis pela demanda de 48% da frota total das locadoras.

Colaboraram Walmor Parente, Carolina Freitas, Sara Moreira e Izânio Façanha (charge)

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Colunas e Blogs

Brasil lidera em soja mas enfrenta desafios com trabalho escravo

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Colunas e Blogs

Auditores agropecuários iniciam operação Tartaruga em protesto

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Colunas e Blogs

Desafios internos precedem reforma ministerial no governo Lula

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Mais notícias

Geral

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 56 milhões

O sorteio será realizado às 20h, no horário de Brasília

Saúde

Santa Catarina tem dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Em muitas cidades, além da gripe estarão sendo disponibilizadas vacinas como a da Covid-19, do tétano, da dengue