keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Infestação de escorpiões-amarelos em SC preocupa autoridades de saúde

Segundo a Dive, nenhum óbito provocado por escorpiões foi registrado neste ano em Santa Catarina, todavia, são 135 acidentes envolvendo o aracnídeo - um em Içara. Em Criciúma, não houve registro.

X
Foto: SESRS/Divulgação

Cidades de Santa Catarina que apresentaram muitos casos de pessoas picadas por escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus) estão preocupando autoridades de saúde. As informações são da Diretoria de Vigilância Sanitária do estado.

A Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) de Santa Catarina considera que 10 cidades do estado infestadas pelo escorpião-amarelo (Tityus Serrulatus). Além de perigoso à saúde, o escorpião-amarelo tem fácil a adaptação a qualquer ambiente.

Na pior das hipóteses, a picada do escorpião-amarelo pode levar à morte. O ferrão também pode provocar quadros de hipertensão e taquicardia, náuseas, vômitos e sonolência, sendo recomendada a procura imediata por uma Unidade Básica de Saúde (UBS). 

Segundo a Dive, nenhum óbito provocado por escorpiões foi registrado neste ano em Santa Catarina, todavia, são 135 acidentes envolvendo o aracnídeo – um em Içara. Em Criciúma, não houve registro.

“A localidade que teve mais registros foi Curitibanos com 27 acidentes, porém a espécie mais comum neste local é o Tityus costatus, considerado uma espécie endêmica em SC e de pouca importância médica. Todos os municípios que registram a presença de Tityus serrulatus (espécie invasora de áreas urbanas e de importância médica) são considerados infestados e devem manter as ações de controle”, diz a Dive.

Ainda conforme o órgão, o escorpião-amarelo pode se reproduzir sem a necessidade de acasalamento, uma vez que neste espécie só há fêmeas.

“Esse fenômeno facilita sua dispersão; por causa da adaptação a qualquer ambiente, uma vez transportado de um local a outro, instalam-se e proliferam com muita rapidez. Além disso, a introdução de T. serrulatus em um ambiente pode levar ao desaparecimento de outras espécies de escorpiões devido à competição”.

O único município do estado com aumento na incidência do escorpião-amarelo é Itajaí. Dados da Dive mostram que há mais registros neste ano do que em todo o ano passado. Entre as recomendações, é importante a organização e limpeza de quintais, remoção de entulhos de construção e o fechamento de possíveis frestas nas casas.

“Não acumular lixo e resíduos orgânicos já que estes atraem baratas que servem de alimento aos escorpiões. Não é recomendada a utilização de venenos para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes”, informa a Dive.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Vídeo: Policiais resgatam três cavalos atolados até o pescoço em Florianópolis

Os cavalos estavam localizados próximos a um córrego, na rua Itapiranga

Geral

Árvore cai e bloqueia trecho da BR-101

Uma árvore caiu devida às chuvas deste sábado (19) e bloqueou um trecho da BR-101, na altura do km 234, em Palhoça. O incidente aconteceu durante à noite e ninguém ficou ferido. Equipes da Arteris […]

Geral

Árvore cai em cima de casa de idosa durante chuvas em São José

Em 24 horas, chovem 108mm na cidade de São José, na Grande Florianópolis (a região foi a mais atingida pela chuva que caiu em Santa Catarina neste sábado, dia 19). Em São José, foram registradas […]

Geral

Fortes chuvas deixam 11 pessoas desabrigadas em Florianópolis

Segundo a Defesa Civil municipal, não houve feridos

Geral

Dez dias após enxurrada, Camboriú volta a registrar alagamentos

Dez dias depois da enxurrada que castigou a cidade de Camboriú, o município voltou a registrar alagamentos por conta das chuvas neste sábado (19). A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Camboriú e o […]

Mais notícias

Segurança

Lázaro teria obrigado refém a fazer declaração de amor para a mulher

Depois da declaração, Lázaro foi embora da chácara e, segundo a dona da casa, pediu desculpas para a família

Geral

Vídeo: Policiais resgatam três cavalos atolados até o pescoço em Florianópolis

Os cavalos estavam localizados próximos a um córrego, na rua Itapiranga