keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Indústria de SC cresceu 6% em agosto, diz IBGE

A produção industrial de Santa Catarina cresceu 6% na passagem de julho para agosto, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (8). Agosto foi o quarto mês seguido de alta após a queda profunda em […]

Agencia Brasil Arquivo Visor Notícias
Divulgação/RCC

A produção industrial de Santa Catarina cresceu 6% na passagem de julho para agosto, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (8). Agosto foi o quarto mês seguido de alta após a queda profunda em março e abril e mostra a recuperação do setor após o fechamento da atividade econômica.

O crescimento no período também revela que a indústria está chegando aos patamares pré-pandemia. Um dos sinais é que o percentual de expansão começou a cair na comparação com junho (+10,7%) e julho (+10,1%). Além disso, na comparação de agosto de 2020 com agosto de 2019, a variação é de apenas -1,3%.

“Nós estamos chegando muito próximo do patamar anterior. No mês houve um aumento de 6%, mantendo a taxa de crescimento forte. […] No geral, nós temos conversado com os empresários e o clima é muito positivo. Há uma preocupação de uma eventual segunda onda, de crise política, mas no âmbito das cadeias e no âmbito das empresas o clima é forte otimismo para recuperação ainda esse ano”, disse o diretor de inovação e competitividade da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), José Eduardo Fiates. 

Entre os 11 setores pesquisados, cinco estão com percentuais positivos e seis com percentual negativo em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque em crescimento são a fabricação de máquinas e equipamentos (+23,6%), fabricação de produtos têxteis (+11,9%), e fabricação de produtos de plástico (+9,7%). 

Na contramão, caíram a fabricação de veículos, motocicletas e peças (-15,8%), a metalurgia (-15,8%), e a fabricação de produtos alimentícios (-10,4%). 

“As máquinas e equipamentos e materiais elétricos se são exportados, tem grande valor agregado e contribuem com a balança comercial, e se são vendidos internamente significa que está havendo investimentos por parte das empresas em ampliar a capacidade produtiva. É um sinal positivo da economia”, afirmou. 

“Os veículos têm se comportado com desempenho muito baixo, abaixo da média. Basicamente, a tendência das pessoas é de se precaver, se prevenir de investimentos mais significativos por conta da imprevisibilidade, de risco”, acrescentou. 

No acumulado do ano, a indústria catarinense registra retração de 11,9%. Nos últimos 12 meses a queda é de 7,9%. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: RCC

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Aprovada isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

Governo estima que a medida, já em vigor em razão de uma MP, beneficie 15,8 milhões de pessoas

Economia

Brasil registra quase 4 milhões de novas empresas em 2023

No Sul do Brasil, foram registradas 742.324 novas empresas, com Santa Catarina apresentando o maior crescimento regional de 6,8%

Economia

Grupo Koch inaugura segunda loja Komprão em São João Batista

Unidade da bandeira de atacarejo será aberta na quarta-feira (24)

Economia

Agricultores colombianos que plantavam folhas de coca devem ter o cultivo do açaí como alternativa

Proposta do governo d0 Departamento de Putumayo, uma região do país equivalente a um estado no Brasil, foi apresentada a técnicos e empresários brasileiros durante missão no mês passado

Economia

Com investimentos de R$ 587 milhões, Aurora inaugura nova fábrica em SC

Local tem estrutura de mais de 31 mil metros quadrados, vai gerar 700 empregos diretos em três turnos de trabalho

Mais notícias