keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Indicado por Bolsonaro para a presidência da Petrobras mentiu em curriculo

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Rio de Janeiro – Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Prospecção de risco

A indicação de Caio Mário Paes de Andrade para a presidência da Petrobras, pelo presidente Jair Bolsonaro, travou em dois itens. A Coluna apurou com fontes da direção e do Palácio que ele não cumpriu dois requisitos da lista: não tem experiência anterior de gestão, conforme manda a Lei das Estatais (13.303), e há um constrangimento ainda a ser resolvido. Uma pesquisa da diligência interna constatou que ele não concluiu uma pós-graduação no exterior, conforme está no currículo – o caso já é comparado ao de Decotelli no Ministério da Educação. A assessoria da petroleira foi questionada e não respondeu até o fechamento da Coluna.

Edital relâmpago

Os professores e alunos da Universidade Federal do Amapá foram surpreendidos no dia 10 de Junho com o edital da consulta prévia para escolha do reitor e vice-reitor, com prazo de apenas uma semana para campanha, debates e apresentação de propostas. Por regra, o edital deveria ter sido divulgado pela Comissão de Consulta Prévia cinco meses antes da expiração dos atuais mandatos – dia 22 de setembro; ou seja, desde 22 de abril. E o prazo normal para campanha eleitoral é de um mês. Há suspeitas de ingerência política-ideológica.

Izânio Façanha.

Chamado internacional

As principais ONGs internacionais que atuam na Amazônia preparam grande campanha nas redes sociais para alertar o mundo: Garimpeiros, grileiros, madeireiros, desmatamento para pecuária – em terras particulares e da União, somados à violência com a ausência de forças policiais. Amazonas, Rondônia, Acre e Pará, só para citar estes Estados, estão abandonados. Desde ano passado o Conselho da Amazônia, comandado pelo vice-presidente Mourão, não se reúne.

Mayday dos pilotos

Comandantes e pilotos das companhias aéreas do Brasil estão receosos com lobby das empresas no Congresso Nacional pela aprovação de uma lei que permite terceirização e contratação de mais estrangeiros. O mercado está mais aberto à contratação de latinos no Brasil, para um exemplo. Com os aportes de capital estrangeiro nas companhias, as acionistas estão empregando mais compatriotas.

Vaivém das poltronas

A turma de Brasília se apega a um mandato. Cinco ex-governadores confirmam candidaturas à Câmara dos Deputados pelo Distrito Federal: Rodrigo Rollemberg (PSB), Maria Abadia (UB), Rogério Rosso (PP), Agnelo Queiroz (PT), Cristovam Buarque (Cidadania). E dois ex-vices também entrarão no páreo: Renato Santana (PP) e Tadeu Filipelli (MDB, para distrital).

Turma do volante

A alta do diesel nas bombas e a estagnação do preço do frete já tiveram efeito paralelo na praça (e nas pistas). Cresceu significativamente a procura de caminhoneiros por crédito imediato – a antecipação de recebíveis, em especial. Quem constata é a Repom, da Edenred Brasil especializada em soluções de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga. Houve incremento de 251% na negociação de contratos, entre abril de 2021 para o mesmo mês deste ano.

A Coluna errou

A nota “Kalil a mil (no ar)” foi publicada ontem com dois erros. O nome certo é Alexandre, e não Roberto Kalil. E ele se desincompatibilizou do cargo de prefeito de BH para viajar em campanha para o Governo de Minas.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Câmara de Itapema recebe Comissão dos aprovados para a Guarda Municipal

O Procurador do Legislativo, Alvadi Henrique, e o assessor especial de Governo, João da Cruz Neto, participaram do encontro

Política

Presidente Bolsonaro confirma general Braga Netto como vice em chapa

Anúncio oficial deverá ocorrer nos próximos dias, mas, Bolsonaro, antecipou que sua escolha será o Braga Netto

Política

Apoiadores acreditam que Bolsonaro participará de café em Itapema

Por enquanto, o único evento confirmado do presidente na região é a Marcha Para Jesus, que acontece no sábado (25)

Política

SC anuncia R$ 48 milhões para cidades atingidas pelas chuvas de maio

A solenidade ocorreu em Tubarão, um dos municípios que mais sofreu danos por conta das chuvas

Mais notícias

Economia

Lojas do Fort Atacadista de SC passam a aceitar todos os cartões de crédito

Além da economia e variedade, os clientes das 32 lojas no estado já contam com mais essa facilidade no pagamento; novidade passa a valer também para o Delivery Fort

Economia

Altevir Baron é finalista do Prêmio Personalidade de Vendas 2022

Diretor de mercado da FG Empreendimentos representa o segmento da construção civil nesta que é umas das mais tradicionais premiações do mercado