Esquema orquestrado por uma organização criminosa resultou na prisão de 12 pessoas
Os incêndios criminosos registrados na tarde de sábado (19) em cinco cidades da Grande Florianópolis foram parte de um plano de fuga orquestrado por uma organização criminosa com origem na capital catarinense. As forças de segurança de Santa Catarina confirmaram a ação em uma coletiva de imprensa no fim de semana, onde detalharam que, ao todo, 12 pessoas foram presas, incluindo duas que foram baleadas e um suspeito que morreu durante a operação.
Conforme o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), a polícia recebeu informações na madrugada sobre a intenção de um grupo criminoso de tomar o espaço de outro, na área do Papaquara.
Esse método de incêndios como estratégia de ação não é uma novidade na região. Em agosto, uma ação semelhante ocorreu, onde criminosos atearam fogo em barricadas e até mesmo em um ônibus intermunicipal, em horários de pico e em pontos estratégicos de tráfego da capital, causando transtornos e prejuízos a moradores e motoristas.
Durante os confrontos em uma das áreas afetadas, um homem, natural do Paraná, foi baleado no joelho na comunidade da Lajota, nos Ingleses. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital em estado estável. As localidades onde foram registrados focos de incêndio incluem:
- Estrada Dom João Becker (Ingleses)
- Estrada Vereador Onildo Lemos (Santinho)
- Rodovia João Gualberto Soares (Ingleses do Rio Vermelho)
- Servidão Vicentina Custódia Santos, popularmente conhecida como “Rua dos Baianos” (Ingleses do Rio Vermelho)
- Rua Fabriciano Inácio Monteiro (Vargem do Bom Jesus)
- Rua Hypólito Gregório Pereira (Canasvieiras)
Na Estrada Dom João Becker, um ônibus do transporte coletivo foi incendiado, mas não houve feridos, e as chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros. As ações criminosas nas últimas semanas levantam preocupações sobre a segurança pública na região, com a população se perguntando sobre as próximas medidas a serem adotadas pelas autoridades.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.