Um incêndio destruiu um casarão histórico localizado na Rua Oswaldo Hesse, no bairro Ribeirão Fresco, em Blumenau, no domingo (13). A construção, datada da época da Segunda Guerra Mundial, já apresentava sérios riscos de colapso e estava destinada à demolição pela prefeitura. No entanto, questões legais têm dificultado o cumprimento da ordem.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu o fogo por cerca de uma hora, utilizando 24 mil litros de água para controlar as chamas. O incêndio destruiu todo o telhado e o assoalho de madeira, deixando apenas as paredes de pé. Ninguém estava presente no local, que há anos vem sendo ocupado por andarilhos desde a saída do último morador, motivada pelas condições inseguras do imóvel.
O casarão, de arquitetura alemã, está situado em uma área sujeita a enchentes, próxima ao rio, o que torna inviável uma nova construção. A falta de retorno financeiro levou os herdeiros a abandonarem o imóvel, que hoje enfrenta o desgaste do tempo e ações de vandalismo.
A demolição, exigida pela prefeitura, ainda aguarda o desfecho de um processo judicial. Segundo a advogada Tuani Ayres Paulo, representante de alguns dos herdeiros, o impasse para a obtenção do alvará necessário está relacionado à assinatura de todos os envolvidos no inventário. Uma audiência judicial prevista para este mês poderá determinar os próximos passos, possibilitando finalmente a demolição do casarão e encerrando um longo capítulo de disputas legais e abandono.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.