keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

IGP testa novas tecnologias para acelerar a solução de crimes com DNA

O equipamento é capaz de extrair, amplificar e obter perfis genéticos em aproximadamente 90 minutos

X
Foto: Divulgação IGP

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC), através do Setor de Genética Forense do Instituto de Análises Forenses recebeu para teste, pela primeira vez no Brasil, uma plataforma automatizada para análise de identificação humana por DNA em casos forenses – RAPIDHit ID System. O equipamento é capaz de extrair, amplificar e obter perfis genéticos em aproximadamente 90 minutos.

A tecnologia trará várias vantagens, entre elas, a mobilidade do aparelho, o qual pode ser transportado para outras regiões do estado, permitindo que locais distantes do laboratório de Genética Forense da capital sejam prontamente atendidas.

O software especializado em sistema oferece controle total dos resultados de DNA com aplicativos poderosos de correspondência de amostra, pesquisa familiar, parentesco e eliminação de equipe. O sistema também permitirá a identificação rápida de vítimas de desastres – no laboratório ou em campo.

Agilidade

Existem várias situações em que um exame de DNA rápido, realizado em questão de minutos, seja fundamental para resolução de um crime ou para a identificação de uma pessoa desaparecida. No contexto internacional, já existem tecnologias disponíveis que permitem a obtenção rápida de um perfil genético. Todavia, no Brasil ainda não existem laboratórios forenses que possuam esta tecnologia.

Após essa fase inicial de testes, o equipamento também será empregado em casos criminais em que a velocidade de resposta é determinante para as investigações. Situações como rapto de crianças poderiam rapidamente serem investigadas quanto a detecção da falta de vínculo biológico entre a criança e o raptor.

“Países do continente Europeu e da região Norte do continente Americano também utilizam essa tecnologia para rápida identificação de terroristas ou criminosos procurados, o que permite as Autoridades Policiais uma rápida resposta nestes casos. Enfim, estão surgindo infinitas aplicações em que uma ação rápida seja vital, sendo por isso, importante a buscas por novas tecnologias que permitem ao IGP/SC dar essa resposta” ressalta Clineu Uehara, Perito Criminal Bioquímico.

Inovação

Outra tecnologia inovadora está sendo testada pelo Instituto Médico Legal, através do Setor de Antropologia Forense, será aplicado o scanner portátil Cerec Omnicam AF, para identificação humana por arcada dentária. “Em relação aos processos de identificação humana por arcada dentária, o aporte de novas tecnologias poderá aumentar seu grau de precisão enquanto otimiza o tempo necessário para conclusão de trabalhos. Dentre as tecnologias com maior potencial, estão a radiologia com aparelhos portáteis e o escaneamento intrabucal em três dimensões (3D)” relatou Paulo Miamoto, Perito Odontolegista.

LO equipamento RAPIDHit ID System será utilizado inicialmente nos familiares de pessoas desaparecidas que participarão da segunda edição do Programa Conecta – Perícia Conectando Famílias, lançado em novembro do ano passado pelo IGP. A nova ação do programa será no sábado, 6 de fevereiro, na Beira-Mar Continental, em Florianópolis, no horário de 10 às 16h.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Morre passageira de moto que sofreu acidente com caminhão na BR-101

Sandra estava internada no Marieta Konder, em Itajaí

Geral

Casal que sofreu acidente na BR-101 dirigia moto dos sonhos comprada há dois meses

Sandra e Anderson voltavam de um passeio por Campo Alegre, no Planalto Norte, quando, na volta, foram atingidos pelo caminhão

Geral

Menino de 13 anos desaparece após submergir em rio de Santa Catarina

O trabalho de buscas foi reiniciado no início da manhã deste domingo (7)

Geral

Caminhões não podem entrar em Porto Belo pela via principal

O Governo do Município de Porto Belo através do Decreto Nº 2.701, delimita o acesso de caminhões de grande porte ao Município. Considerando que o acesso principal do Município, pela Avenida Governador Celso Ramos através […]

Geral

SC contrata os primeiros 20 leitos de UTI na rede privada

Os leitos ficam em um hospital de Florianópolis. Eles vão receber pacientes do Sistema Único de Saúde encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde

Mais notícias

Geral

Morre passageira de moto que sofreu acidente com caminhão na BR-101

Sandra estava internada no Marieta Konder, em Itajaí

Coronavírus

São Joaquim decreta lockdown de uma semana

Objetivo é retirar a circulação de público e evitar a propagação do vírus