keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Idosos consideram a pandemia menos grave, aponta estudo catarinense

Pessoas acima de 65 anos são o grupo etário que percebe como menores os riscos da pandemia de Covid-19 e também apresentam menor comprometimento com as políticas de isolamento social em Santa Catarina. A conclusão […]

face mask 4890115 1920 Visor Notícias
Pixabay/Visor Notícias

Pessoas acima de 65 anos são o grupo etário que percebe como menores os riscos da pandemia de Covid-19 e também apresentam menor comprometimento com as políticas de isolamento social em Santa Catarina. A conclusão é da pesquisa Covid-19 em Santa Catarina: Estudo sobre níveis de conhecimento, padrões de comportamento social e impactos na vida social e econômica, desenvolvida por professores dos departamentos de Sociologia e Ciência Política e de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estudo mapeou atitudes e comportamentos da população catarinense em relação à pandemia, identificando alguns dos principais efeitos sociais e econômicos das medidas de restrição à circulação e os padrões de acesso à informação sobre a doença.

A primeira etapa da pesquisa, realizada em junho via internet e por aplicativos de redes sociais, colheu respostas de 2.636 pessoas de 129 municípios catarinenses, em sua maioria da região da Grande Florianópolis. Em relação às percepções sobre a pandemia, o nível de informação é alto, com razoável acerto de informações. Aqueles que adquirem informações por meio de mídias sociais, ou parentes e amigos, mostraram nível menor de conhecimento comparados com quem utiliza sites oficiais de governo, TV e rádio.

No geral, as pessoas subestimaram a ocorrência de casos em crianças, adolescentes e adultos jovens (até 29 anos de idade) e superestimaram a ocorrência em idosos. Quanto aos fatores de risco, as doenças respiratórias foram superestimadas, e ser hipertenso/obeso/ter problemas cardíacos ficaram sub-avaliados. O uso de máscara foi entendido como um fator importante de proteção por 88% dos entrevistados, embora apenas 2 em cada 3 tenham identificado corretamente a melhor forma de proteção.

Em relação aos impactos socioeconômicos, aproximadamente 85% dos entrevistados não tiveram qualquer sintoma; apenas 4,2% haviam sido testados e, destes, só 0,6% foram positivos. No entanto, 38% conheciam pessoalmente alguém que havia adquirido a doença. Quase a metade dos entrevistados (48,8%) teve sua renda afetada, praticamente todos com diminuição de renda. A maior parte desta perda estava associada às atividades informais ou prestação de serviços, com a demissão atingindo 5,5% do total, e as reduções de salário ou suspensão de contratos atingindo praticamente 1 em cada 4 afetados pela perda de renda. Entre outros problemas enfrentados na pandemia, destacam-se a dificuldade de preservação da saúde mental (36,3%) e a sensação de isolamento (37%).

Quanto às atitudes em relação à pandemia e às políticas de isolamento social, o uso obrigatório de máscaras foi amplamente favorável, com 95% de respostas. Idosos, pessoas de menor escolaridade e autodeclarados de direita foram os grupos de menor aderência a esta posição. Perguntados se o isolamento social deveria ser adotado para toda a população, cerca de dois terços responderam positivamente. Aqueles que tiveram sua renda afetada são mais propensos a romper o isolamento social, enquanto os que têm preocupação em preservar sua saúde mental e sofrem mais com a sensação de isolamento não.

Quanto ao papel do Estado, houve forte aderência ao aumento de gasto público durante a pandemia e à ajuda às pessoas mais vulneráveis por meio de auxílio emergencial. Houve baixa aderência à ajuda do governo a empresas privadas e ao direito de sair de casa quando quiserem, mesmo com medidas de isolamento social em vigor. Quanto à possibilidade de o auxílio emergencial ser tornado permanente para as pessoas de baixa renda após o fim da pandemia, as respostas mostraram uma divisão, com os de baixa escolaridade e os declarados de direita e de centro mostrando maior resistência à adoção dessa medida.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

UFSC

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave

Geral

VÍDEO: Avião da FAB sobrevoa Navegantes e desperta curiosidade

Cena chamou atenção de moradores e fez disparar o número de ligações no aeroporto

Geral

Donos do Beto Carrero financiarão projeto para retomada da obra do parque linear

Moradores poderão usar até quatro metros das “áreas de marinha”

Geral

VÍDEO: Ladrão é espancado por populares após onda de furtos em escolas

Caso ocorreu nesta terça-feira (23) em Cocal do Sul, SC

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave