A vítima foi enganada por estelionatário que se passou por funcionário bancário, mas teve o valor ressarcido após mediação do Procon
Em um golpe do cartão em São José, uma idosa foi vítima de um estelionatário que se passou por um funcionário de uma instituição bancária e convenceu a mulher a entregar seu cartão. O criminoso utilizou o cartão da vítima para realizar compras, acumulando um prejuízo de R$ 28 mil.
No entanto, graças à intervenção do Procon de São José, o banco responsável pelo cartão da vítima reconsiderou sua posição, que alegava que não houve falha de segurança. Em caráter excepcional, o valor integral foi ressarcido à idosa.
O golpe ocorreu quando o estelionatário, se passando por um funcionário bancário, foi até a casa da vítima e alegou que o cartão dela havia sido clonado. Desorientada e em situação de vulnerabilidade, a idosa entregou o cartão e, em seguida, o criminoso fez diversas compras. Após o ocorrido, o Procon interveio para garantir que o banco restituísse o valor.
Como evitar golpes como esse:
- Desconfie de mensagens ou telefonemas inesperados, especialmente de remetentes desconhecidos.
- Nunca forneça seus dados pessoais ou bancários a estranhos.
- Em caso de dúvida, busque informações diretamente nos canais oficiais do seu banco.
- Caso perceba que foi vítima de um golpe, bloqueie imediatamente o cartão e registre um boletim de ocorrência.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.