keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

IBGE inicia Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em Piçarras

Pesquisa verifica infraestrutura do município para realização do censo demográfico em agosto

WhatsApp Image 2022 06 30 at 15.07.11 Visor Notícias
Divulgação

Balneário Piçarras se prepara para o censo demográfico 2022. A chamada Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios verifica as condições de infraestrutura urbana local até 12 de julho para viabilizar a atuação de visitas de recenseadores a domicílio a partir de agosto.

A pesquisa é realizada por um agente censitários municipal e dois supervisores, com verificação de capacidade de circulação e pavimentação da via, bueiros, iluminação pública, pontos de ônibus, sinalização para bicicletas, calçadas, acessibilidade e arborização. Após a conclusão, será dado início ao treinamento dos 23 recenseadores previstos para Balneário Piçarras, entre 18 e 22 de julho.

O censo demográfico começa em 1º de agosto com dois tipos de questionários que levam de 10 a 20 minutos para serem respondidos. As perguntas serão geradas de forma aleatória e será necessário informar o número de moradores, grau de parentesco, características do domicílio, identificação étnico-racial, educação, trabalho, questões de migração, religião, mortalidade, entre outros temas.

Por questões de segurança, será possível realizar a pesquisa por telefone ou internet. A população poderá identificar os trabalhadores por meio de crachá com número de matrícula e QR Code, que pode ver verificado no portal do IBGE ou por telefone. Em setembro de 2021, o IBGE realizou uma reunião para oficializar a realização do censo com os poderes municipais definir colaborações, como disponibilidade de um posto de coleta, salas de treinamento, sinal de internet e auxílio na logística.

“O censo é a oportunidade para que cada pessoa possa retratar sua realidade e de seu domicílio. Com essas informações, o IBGE elabora dados estatísticos que serão a principal base para a realização de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos”, destaca o coordenador Censitário de Subárea, Felipe Rosa Reiser.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano