keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

IBGE fez levantamento urbanístico de Itapema antes de iniciar Censo 2022

Segundo IBGE, 48 recenseadores já iniciaram as pesquisas do Censo pela cidade

Foto: Junior Lara/ Visor Notícias

Você já deve ter visto pelas ruas de Itapema nos últimos dias os recenseadores do Censo 2022. As equipes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começaram a coletar dados para o Censo no dia 1 de agosto. E os trabalhos seguem até o final de outubro.

Realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. Em 2020, o Censo foi adiado por conta da pandemia, no ano seguinte sofreu um novo adiamento por questões orçamentárias. E só então agora que a operação censitária pode ser realizada.

Os recenseadores vão visitar 89 milhões de endereços — sendo 75 milhões de domicílios — nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas. Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos e o questionário ampliado, com 77 perguntas. E ambos, são respondidos em menos de 5 minutos.

Ao todo, o município de Itapema terá 65 recenseadores. Desses, 48 já estão em atividade pelas ruas da cidade. O objetivo é saber o tamanho da população no município e conhecer mais sobre o modo de vida dessas pessoas. Antes de começar o Censo 2022, o IBGE fez um levantamento urbanístico de Itapema. Os dados também poderão ser utilizados para políticas públicas. Já em Porto Belo, estão em atividade 20 recenseadores e em Bombinhas 19 funcionários do IBGE fazem a coleta.

Para Itapema, as equipes do IBGE dividiram a cidade em 7 grandes áreas. Cada local possuí um supervisor para orientar esses setores. Nesses pontos subdivididos, estão ao menos 9 recenseadores, os quais devem trabalhar uma média de 25 horas semanais na coleta dos dados do Censo. Como há muitos edifícios no município, eles também têm contado com o auxílio dos síndicos para conseguir conversar com os moradores.

E lembrando, é bom sempre prestar atenção nas identificações dos profissionais do Censo. Os recenseadores do IBGE estão identificados com boné e colete, além de um crachá com um QR Code que o cidadão pode escanear com a câmera do celular e confirmar o nome e a foto do recenseador, verificando que ele é de fato um servidor do IBGE.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Passaportes para palestras de Marcos Piangers e Bráulio Bessa seguem sendo distribuídos na CDL BC

Evento agendado para 17 de agosto no Clube União Ariribá marca os 45 anos de fundação da entidade

Geral

Bombeiros são mobilizados após jato executivo fazer pouso forçado e derrubar muro

Três pessoas estavam na aeronave, que pegou fogo, mas ninguém ficou ferido

Geral

Campanha nacional conscientiza população para o fim da violência contra a mulher

Lançada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), iniciativa também promove o canal de denúncias Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e a Lei Maria da Penha, que completa 16 anos neste domingo (7)

Geral

Aposta de SC ganha R$ 71 mil na Mega-Sena

De acordo com a Caixa Econômica Federal, trata-se de uma aposta simples, com seis números, sendo que cinco foram acertados

Geral

SC: 18 apostas de SC ganham bolada na Quina e na Lotofácil

Sorteios do concurso 5916 da Quina e 2591 da Lotofácil foram realizados na noite de sexta-feira (5)

Mais notícias

Empregos

Itajaí inicia a semana com quase 1.000 vagas de emprego

A população pode se candidatar presencialmente em quatro endereços ou on-line via WhatsApp e site

Segurança

Toca de tatu “engole” caçador e idoso é resgatado pelos bombeiros em SC

Vítima saiu para caçar durante a madrugada e foi resgatado durante o sábado (6)