keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Hospital Marieta realiza mutirão de exames de colonoscopia neste sábado

X

Neste sábado, 23, o Hospital Marieta realiza um mutirão de exames de colonoscopia. O objetivo da ação é reduzir a fila de espera para o exame em Itajaí, além de conscientizar a população sobre o câncer de intestino, que pode ser diagnosticado a partir do exame endoscópico. Médicos da unidade hospitalar se mobilizarão para realizar 26 atendimentos no mutirão. O exame de colonoscopia é fundamental para a identificação precoce da doença, considerada o terceiro câncer de maior frequência no Brasil.

De acordo com o médico coloproctologista do Hospital Marieta, Rafael Felix Schlindwein, os exames de colonoscopia são realizados diariamente na unidade. Apesar disso, é necessário que haja uma mobilização para reduzir o número na fila de espera. “São mais de duas mil pessoas que aguardam na fila do SUS para realizar o exame. Estamos no mês da prevenção ao câncer de intestino, então resolvemos abrir o atendimento neste sábado para aumentar o número mensal de exames que já realizados em nossa rotina diária”.

Quando detectado precocemente, o câncer de intestino pode ser tratado e curado. De acordo com o Rafael, existem inúmeras maneiras para evitar o aparecimento de lesões ou tumores no intestino que levam ao câncer. “O ideal é manter uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos. Outra dica para o bom funcionamento intestinal é a ingestão regular de água e fibras, fatores primordiais para a prevenção do câncer de intestino”, explica.

No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) era de 34 mil novos casos do câncer no último ano, sendo 16 mil homens e 17 mil mulheres. Pessoas que notarem mudança no hábito intestinal, como diarreia e prisão de ventre, desconforto abdominal e sangramento em fezes ou anal devem procurar um médico coloprogtologista com urgência.

Cidades, Geral

Daniela diz em nota ser “contrária ao nazismo” após fala polêmica em coletiva

Jornalista questionou governadora sobre o pai dela ser admirador de Hitler

Cidades

Motorista de caminhão morre e adolescente fica ferido em acidente na BR-101

A colisão ocorreu no quilômetro 25 da BR-101, por volta das meia-noite

Cidades

Parte de casa desaba e mata criança de 2 anos no Litoral Norte de SC

A mãe e uma irmã de 5 anos também ficaram feridas e estão no hospital

Cidades

Prefeito de Florianópolis é acusado de estupro por ex-servidora e alega “armação eleitoral”

A ex-funcionária relata que os abusos teriam iniciado no ano de 2017, o prefeito diz que foi um relacionamento consensual

Cidades

Vaquinha arrecada dinheiro para criança atropelada por moto em Camboriú

A família pede ajuda financeira e de materiais para o uso da menina

Mais notícias