keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Hospital Marieta realiza mutirão de exames de colonoscopia neste sábado

Ação pretende agilizar fila de espera de pacientes já cadastrados no SUS

X

Neste sábado, 23, o Hospital Marieta realiza um mutirão de exames de colonoscopia. O objetivo da ação é reduzir a fila de espera para o exame em Itajaí, além de conscientizar a população sobre o câncer de intestino, que pode ser diagnosticado a partir do exame endoscópico. Médicos da unidade hospitalar se mobilizarão para realizar 26 atendimentos no mutirão. O exame de colonoscopia é fundamental para a identificação precoce da doença, considerada o terceiro câncer de maior frequência no Brasil.

De acordo com o médico coloproctologista do Hospital Marieta, Rafael Felix Schlindwein, os exames de colonoscopia são realizados diariamente na unidade. Apesar disso, é necessário que haja uma mobilização para reduzir o número na fila de espera. “São mais de duas mil pessoas que aguardam na fila do SUS para realizar o exame. Estamos no mês da prevenção ao câncer de intestino, então resolvemos abrir o atendimento neste sábado para aumentar o número mensal de exames que já realizados em nossa rotina diária”.

Quando detectado precocemente, o câncer de intestino pode ser tratado e curado. De acordo com o Rafael, existem inúmeras maneiras para evitar o aparecimento de lesões ou tumores no intestino que levam ao câncer. “O ideal é manter uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos. Outra dica para o bom funcionamento intestinal é a ingestão regular de água e fibras, fatores primordiais para a prevenção do câncer de intestino”, explica.

No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) era de 34 mil novos casos do câncer no último ano, sendo 16 mil homens e 17 mil mulheres. Pessoas que notarem mudança no hábito intestinal, como diarreia e prisão de ventre, desconforto abdominal e sangramento em fezes ou anal devem procurar um médico coloprogtologista com urgência.

Cidades

Defesa Civil reforça alerta de chuva forte e persistente com risco de alagamentos e deslizamentos em SC

Alerta vale desta terça-feira (19) até quinta-feira (21) para o Litoral e Vale do Itajaí

Cidades

Águas de Bombinhas comemora investimentos e o melhor abastecimento no fim de ano

A empresa investiu em melhorias, reforços de rede, simulações e limpezas ao longo do ano

Cidades

FAACI vai realizar oficinas do Plano de Manejo do Refúgio da Vida Silvestre

Inscrições devem ser feitas por telefone com Matheus Morganti Baldim (048) 99123-3132

Cidades

Funcionário que recusar vacina contra o coronavírus pode ser demitido por justa causa, diz especialista

Num cenário em que o Poder Público imponha medidas restritivas para incentivar a vacinação contra a Covid-19, caso uma empresa adquira doses para proteger a equipe e um funcionário recuse a imunização, a situação pode […]

Cidades

Leão-marinho faz visita à praia da Tainha, em Bombinhas

Um leão-marinho fez uma visita à praia da Tainha, em Bombinhas, neste final de semana. O animal descansava nas pedras no costão.  O projeto de Monitoramento das Praias da Univali explicou que o animal é […]

Mais notícias