keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Hospital Imigrantes realiza cirurgia cardíaca inédita em Brusque

Primeiro implante de Cardioversor/Desfibrilador na cidade foi realizado no último sábado (16), em paciente de 69 anos

Divulgação

O Imigrantes Hospital e Maternidade realizou o primeiro implante de Cardioversor/Desfibrilador (CDI) da história de Brusque (SC). A cirurgia em uma mulher de 69 anos foi feita na manhã do último sábado (16), para ajudar a corrigir as anormalidades dos batimentos cardíacos da paciente.

O procedimento cirúrgico ocorreu na Hemodinâmica do hospital, foi coordenado pelo médico cardiologista e diretor técnico do serviço de Hemodinâmica AngioCor Brusque, Dr. Adrian Kormann, e realizado pelo cirurgião cardíaco Dr. Eduardo Motta e pelo médico cardiologista intervencionista, Dr. Diego Pinheiro.

“A paciente vinha apresentando quadro de insuficiência cardíaca, não isquêmica, com história de síncope, desmaio em domicílio e convulsão”, explica Dr. Diego.  

De acordo com ele, o Cardioversor/Desfibrilador (CDI) é um equipamento implantável totalmente automático, capaz de detectar arritmias graves e tratá-las imediatamente através de estímulos elétricos.

“Quando o coração fica lento, o CDI funciona como se fosse um marca-passo convencional, corrigindo a bradicardia. Se o paciente apresenta uma aceleração anormal do batimento cardíaco (taquicardia), o CDI inicia protocolos de reversão conforme a programação específica, definida pelo médico eletrofisiologista. Dependendo da gravidade da arritmia, o CDI pode utilizar estímulos de baixa ou alta energia, corrigindo-a imediatamente”, detalha o médico, que é membro aspirante da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

Dr. Diego explica ainda, que CDI evita que o paciente tenha que ir ao pronto-socorro para reverter a arritmia e, nos casos mais severos, evita também a morte súbita. “Os pacientes que se beneficiam deste equipamento, como esta senhora que passou pela cirurgia no Hospital Imigrantes, são criteriosamente avaliados pela equipe de arritmias antes do implante,  para decidir o modelo indicado em cada caso e a programação do aparelho”, acrescenta.

Hemodinâmica

A Hemodinâmica do Hospital Imigrantes, AngioCor Brusque, foi inaugurada em dezembro de 2013 e desde então realiza os atendimentos na área de Cardiologia Intervencionista, Cirurgia Endovascular e Neurologia Intervencionista.

“A Hemodinâmica é uma área da medicina que procura estudar, diagnosticar e tratar doenças de algumas especialidades da medicina através da utilização de cateteres intravasculares. Tais especialidades englobam doenças neurológicas (neurorradiologia), doenças vasculares (cirurgia endovascular), e, principalmente, doenças do coração (cardiologia intervencionista)”, ressalta o Dr. Adrian.

Segundo ele, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, a AngioCor Brusque recentemente atingiu a marca de 1000 procedimentos realizados na cidade. “Contamos com ampla equipe multidisciplinar e altamente especializada para atender todas as áreas da Hemodinâmica”, frisa.

Para a gerente de operações do Imigrantes, Fernanda Rodrigues, a realização da primeira cirurgia de implante de Cardioversor/Desfibrilador no hospital é motivo de orgulho. “Investimos sempre em Inovação, na melhoria dos processos e dos serviços oferecidos. Essa cirurgia foi um sucesso e nos incentiva a cada vez mais oferecer atendimento diferenciado aos nossos pacientes”, avalia.  

Mais informações

O Hospital Imigrantes fica localizado na rua Pastor Sandrescky, 148, no Centro de Brusque (SC). Para mais informações sobre os serviços oferecidos, basta entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (47) 3308-5000.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Shurastey será cremado nos EUA e enviado junto com corpo de Jesse Koz para Balneário Camboriú

O dinheiro para o translado foi levantado em poucas horas por meio de uma vaquinha online que bateu a meta de R$120 mil

Geral

Presos concluem ensino superior e formatura é realizada dentro de Tribunal do Júri em Itapema

Esta foi a primeira vez na história da comarca que o Judiciário local sediou tal evento

Geral

Prefeitura será investigada por pagar R$ 800 mil por show do Gusttavo Lima

A contratação não é ilegal, mas o Ministério Público questionou a prefeitura sobre como dinheiro do cachê foi arrecadado

Geral

Casal de amigos viu o acidente que matou Jesse Koz e Shurastey

O casal passou o último final de semana junto com a dupla de Balneário Camboriú em um acampamento no Oregon

Geral

Havan é eleita uma das empresas mais inovadoras do sul do país

O prêmio "Campeãs da Inovação mede as 50 empresas e instituições mais inovadoras do sul do Brasil, é realizado há 18 anos pelo Grupo Amanhã

Mais notícias

Mundo

Autora de ‘Como matar seu marido’ é condenada por matar seu marido nos Estados Unidos

Nancy Brophy escreveu um ensaio sugestivo sobre o crime anos antes da morte do cônjuge

Mundo

FBI fez alerta sobre tendência de alta de ataques em massa na véspera de massacre no Texas

Veja números de mortes por armas nos EUA, onde há mais de um ataque em massa por dia.