keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Hospital da Unimed cria alternativa para levar informações dos pacientes de Covid-19 aos familiares

Equipe de psicologia criou alternativas para manter a conexão entre pacientes e seus familiares diariamente

3a579180cc9af6097fef5bed7502edd5 Visor Notícias

Por medida de segurança, os pacientes com covid-19 internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) não podem receber visitas, por isso a equipe de psicologia do Hospital da Unimed, em Balneário Camboriú, criou alternativas para manter a conexão entre pacientes e seus familiares. Antes da pandemia, os pacientes da Unimed podiam receber visitas estendidas de até 12 horas, um apoio essencial para quem está em recuperação. O novo coronavírus exigiu mais isolamento, limitando o acesso de visitantes.

A psicóloga Mariana de B. J. Schlemper explica que os boletins aos familiares passaram a ser feitos por telefone. Pela manhã acontece a ligação do médico, trazendo informações sobre o quadro clínico, retorno de exames e prognóstico. À tarde é realizado o contato das psicólogas, como um complemento humanizado, focado na angústia e nas dúvidas que possam surgir. Situações de agravamento de quadro e até de óbito são transmitidas pelo médico e os familiares são informados previamente sobre esse protocolo, por isso a ligação das psicólogas acaba sendo um alento, um sinal de esperança.

“Se não fosse esse segundo contato, a família ficaria sem notícias quase um dia inteiro. A gente aproveita essa ligação e já faz esse olhar para o familiar, inclusive orientando cuidados, porque quando aquele paciente tiver alta, vai precisar de todos bem para recebê-lo”, comenta a psicóloga Karine Soares Alves.  A conexão estabelecida aproxima não só pacientes de seus familiares, como compartilha com a equipe da UTI um pouco mais da história daquele ser humano que está adoecido.

Como o acesso à UTI exige paramentação especial, para tornar esse processo mais prático, as psicólogas contam com apoio dos profissionais da própria UTI (fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e médicos), transmitindo mensagens e áudios enviados pelas famílias. “Tem sido bem interessante porque muitas vezes a equipe que está lá dentro não conheceu aquele paciente de perto, nem sua história, e quando a gente pede para eles transmitirem os áudios, mesmo para os intubados

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Professora grampeia bilhete na camiseta de criança de cinco anos no RJ

Secretaria de Educação apura o caso e professora foi afastada

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Geral

Família de Balneário Camboriú busca apoio para tratamento de Bernardo

Menino de seis meses foi diagnosticado com Braquicefalia severa e Plagiocefalia leve

Geral

Casais já podem se inscrever gratuitamente para o casamento coletivo de Itajaí

Iniciativa faz parte das festividades em celebração aos 164 anos da cidade

Geral

Morre o filósofo Newton da Costa, referência em lógica

Costa foi professor da UFSC e atualmente morava em Florianópolis

Mais notícias