keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Homem que aplicava golpe do cartão clonado em idosos é preso pela Polícia Civil

Prejuízo sofrido pelos idosos é de cerca de R$ 50 mil

WhatsApp Image 2021 02 24 at 09.29.42 1 Visor Notícias

Na manhã desta quarta-feira (24), policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia cumpriram um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela Justiça em um quarto de hotel e prenderam em flagrante um homem 27 anos, no Centro de Criciúma. Ele é suspeito de pelo menos dois estelionatos contra idosos.

No quarto do hotel em que o preso estava hospedado foram encontrados cartões de créditos, dinheiro, máquinas de cartões bancários e roupas utilizadas no momento do crime.

Os crimes foram praticados na segunda-feira (22), podendo haver novas vítimas. O prejuízo sofrido pelos idosos é de cerca de R$ 50 mil.

O golpe

Aproveitando do isolamento social, a ação criminosa se inicia com uma ligação para a casa da vítima, em sua grande maioria idosas, afirmando que seu cartão bancário foi clonado.

Após ludibriar o idoso e capturar as senhas, através do telefone, os criminosos pedem as vítimas para colocar os cartões junto a uma carta escrita de próprio punho e entregá-los a um representante do banco ou policial que passará logo em seguida em sua residência.

De posse dos cartões (chip íntegro) e das senhas das vítimas, os criminosos dilapidam todo o dinheiro depositado na conta bancária, através de saques, transferências e compras fraudulentas em outros Estados. As investigações prosseguem.

Alerta

Segundo o Delegado de Polícia Túlio Falcão Magalhães, que coordenou a ação, a população deve ficar atenta, pois as instituições bancárias não aplicam esse tipo de procedimento quando há clonagem de cartões.

O banco nunca solicita o recolhimento do cartão. Assim, caso tenha dúvidas acerca da segurança da sua conta, entre em contato pessoalmente com os representantes do seu banco, e, caso seja informado através de ligação, não forneça sua senha ou entregue o cartão bancário para nenhum estranho.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano

Segurança

Fogo destrói galpão de suínos no Oeste de SC

A estrutura de 1,5 mil metros quadrados ficou completamente destruída

Segurança

Carro capota na rua Madre Paulina em Nova Trento

Vítima estava consciente, mas desorientada

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano