keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Homem acorda de coma após escutar música de bailão em hospital de SC

Após escutar música de bailão que adora junto com mensagem da família, paciente acordou do coma

coma Visor Notícias

Foi escutando a música que mais gosta, bailão, que Lourival João Jorge, de 69 anos, que estava internado na UTI do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, acordou do coma. Após contrair a Covid-19, ano passado, ele saiu da intubação e sedação, mas continuava sem acordar, deixando a equipe médica e família apreensivos. Foram dez dias nessa situação até que os familiares resolveram buscar alternativas para ajudar ele a acordar.

Como Lourival é responsável há 40 anos por promover o Bailão do Lourinho, festa que atrai centenas de pessoas apaixonadas por bailes, então a opção foi fazer ele escutar músicas para estimular que o paciente reagisse.  O problema é que as pessoas internadas na UTI não poderiam receber visitas e os planos acabaram indo por água abaixo.

“A gente estava perdendo ele pouco a pouco. Sentíamos a necessidade de fazer algo para ele acordar porque achávamos que ele estava se entregando, que não ia mais acordar e que a gente ia receber um telefonema de que ele tinha morrido”, lembra a enteada Michelle Antunes que relatou a situação para o ND+. Motivada a buscar uma alternativa para acordar Lourinho, ela começou a pesquisar tratamentos que já haviam sido usados por outros pacientes e, nessa pesquisa, descobriu que o próprio hospital tinha um programa que usava música para animar os pacientes, porém, apenas para pessoas acordadas.

“Comprei briga com o hospital porque queria que isso fosse usado com ele também. E numa dessas tentativas, eles cederam a oportunidade de colocar um áudio pra ele”, conta Michelle. Uma pessoa do projeto ligou para ela e pediu para que enviasse uma mensagem em 15 minutos. Rapidamente, Michelle mobilizou a mãe e, juntas, as duas gravaram um áudio para acordar Lourinho.

 Na mensagem, Helena Antunes, esposa de Lourinho, o convida para tomar café com banana frita, uma refeição que ele adora. Por fim, mãe e filha ainda incluíram a música “Meu amor é você”, da dupla joinvilense Junio e Julio, que marca a vida do casal. “É uma música muito especial porque toda última segunda do mês a gente tinha um jantar, a gente se unia e ele sempre cantava”, conta Helena.

A enteada preparou um áudio ainda mais especial para ajudar Lourinho a acordar de vez. Juntou mensagens da esposa, amigos, filhos e, no fim, uma música cantada pela neta de Luana, de 11 anos, que o avô adora. O resultado foi ainda melhor.

“Colocaram os áudios no ouvido dele e ele abria olho, tinha uma reação. Na hora que colocaram a música dela, ele abriu o olho ainda mais forte e tentou se erguer. Começou a falar que era a neta e, nesse momento, os médicos caíram em lágrimas porque não acreditaram”, comemora a enteada. Junio e Julio, por sua vez, comemoram a recuperação do amigo. “Foi uma satisfação saber que ele acordou com a música da dupla. A nossa música está ajudando as pessoas até a acordar, é uma coisa maravilhosa a gente poder ajudar um pouquinho nessa recuperação”, fala Junio.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Esportes

Itapema inaugura campo de futebol no bairro Sertão do Trombudo

A inauguração está programada para começar às 15h e será marcada por um jogo amistoso entre as equipes Veteranos do Sertão e Veteranos do Morretes