keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Hepatite misteriosa que já atingiu 47 crianças no Brasil pode ter relação com a Covid-19

A hepatite é caracterizada por uma inflamação no fígado

16533341773280 Visor Notícias
Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde do Brasil investiga 47 casos de uma hepatite aguda em crianças, que ainda têm causas desconhecidas. Diferentemente das hepatites A, B, C, D e E, ela não é causada por um vírus conhecido. Os principais estudos que investigam as causas da doença indicam uma relação, que ainda precisa ser comprovada, entre a covid-19 e um tipo de adenovírus.

Os primeiros casos começaram a ser investigados no Reino Unido. Hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) já são cerca de 420 casos no mundo, incluindo seis óbitos. “As causas conhecidas de hepatite foram buscadas nessas crianças [do reino unido] e não foram encontradas, então, surgiu esse alerta preocupante até certo ponto, porque é, talvez, uma apresentação nova da doença”, explica o coordenador do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário (HU), de Florianópolis, Leonardo Schiavon. Ele complementa que alguns casos foram graves e necessitaram, inclusive, de transplante de fígado.

A hepatite é caracterizada por uma inflamação no fígado. Entre os sintomas nas crianças, estão mal-estar, perda de apetite, vômito, alteração no funcionamento do intestino e, algumas vezes, febre baixa. O sintoma mais típico é o amarelamento dos olhos, conhecido como icterícia, nesses casos o escurecimento da urina também é comum. Apesar de ter causa ainda desconhecida, a hepatite misteriosa tem sintomas muito parecidos com os outros tipos da doença.

CAUSAS

Os estudos começaram no Reino Unido, onde foram registrados os primeiros casos. Atualmente, a hipótese mais aceita na comunidade científica é que essa hepatite aguda em crianças é provocada por uma reação imunológica causada pela junção do coronavírus e do adenovírus. A hipótese foi levantada porque a maioria das crianças afetadas já haviam sido infectadas pelo coronavírus.

O hepatologista Leonardo Schiavon explica que este adenovírus já é conhecido e causa, geralmente, viroses e resfriados. “Os pais têm que ficar atentos e, caso as crianças apresentem esse amarelamento nos olhos, levar para atendimento médico. Mas os casos são raros, considerando todas as crianças do mundo, é uma condição bem incomum”, conclui.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

SC inicia debate sobre programa voltado a pessoas com epidermólise bolhosa

O projeto visa facilitar o atendimento e melhorar a vida de pacientes com a doença rara

Saúde

Santa Catarina recebe R$ 10 milhões para medicamentos no combate à dengue

O repasse será realizado em uma parcela única, com previsão de pagamento nos próximos dias

Saúde

Município de Itajaí registra 10 mortes por dengue e tem mais de 2 mil casos confirmados

Em boletim divulgado nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Itajaí confirmou mais duas mortes em decorrência da dengue em 2024

Saúde

Após tossir por um ano e ter sensação estranha na garganta, mulher descobre diagnóstico alarmante

Uma mulher de 34 anos, enfrentou uma jornada desafiadora desde o momento em que começou a sentir uma “sensação estranha” na garganta

Saúde

Dengue em SC: Estado lança aplicativo para auxiliar na redução de casos graves da doença

Aplicativo permite a identificação do estágio da doença e tratamento de cada paciente através de características, sinais e sintomas

Mais notícias

Saúde

SC inicia debate sobre programa voltado a pessoas com epidermólise bolhosa

O projeto visa facilitar o atendimento e melhorar a vida de pacientes com a doença rara

Famosos

Morre tecladista de Nenhum de Nós após uma batalha contra o câncer

João Vicenti, de 58 anos, deixa uma multidão de fãs do rock gaúcho