keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Hamilton Mourão apresenta projeto de proteção da Amazônia para o Conselho Administrativo do Santander

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Eco$ ambientais

A preocupação do Governo, e em especial do General Hamilton Mourão, com o tema meio-ambiente é tão latente que o vice-presidente da República desembarca em São Paulo na quinta-feira para fazer uma apresentação do Projeto Amazônia ao Conselho Administrativo do Santander, um dos maiores bancos do mundo. Não é mera visita. A instituição europeia reúne um naco de investidores bilionários em sua carteira, com ações voltadas para o segmento. A agenda vai ao encontro do que o presidente Jair Bolsonaro vem fazendo desde fim de abril, de diálogo com presidentes de países da Europa, América do Sul e até xeiques do Oriente Médio, a fim de garantir investimentos privados e assegurar o plano de privatizações vindouro.

Reitor & reitores

Milton Ribeiro, novo ministro da Educação, pretende fazer um grande chamado a reitores para resolver como ficará o Ano Letivo nas universidades federais – e 2021. 

Quieto

O presidente Bolsonaro, que adora falar ao público e nas redes, não é o mesmo sobre troca de ministros. Quando a Coluna revelou no Twitter dia 6 de julho que seria o escolhido para o MEC, Milton já conversava sobre a pasta com o chefe.

2026..

A ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, virou alvo no Judiciário por sua fala descabida sobre prender governadores, mas também porque já tem gente experiente que a aponta como potencial escolhida de Bolsonora para uma candidatura ao Planalto.

O noivo

Luciano Bivar é o noivo do ano, cobiçado por Rodrigo Maia – que o visitou primeiro – e Bolsonaro, que telefonou para o presidente do PSL propondo a paz. A conferir com quem fica a bancada do PSL, a maior da Câmara: com o projeto de Maia de tentar brecha para nova eleição na Mesa da Câmara, ou com os projetos vindouros do Palácio.

Teimoso

O jornalista Oswaldo Eustáquio, que quer disputar o Senado pelo Paraná e está na mira do STF, se arrisca fácil. Ontem, em vídeo divulgado por whatsapp, mostrava-se na Esplanada. A mais (ou menos) de um quilômetro do Palácio do STF – do qual, pela liminar de soltura, tem que ficar à distância de mil metros.

Esquerda

Ferve a pré-eleição no Recife, uma das capitais mais importantes e celeiro de políticos. Paulo Rubens Santiago diz que a candidatura à Prefeitura é para valer. E garantiu que não há conversa com o PT no 1º turno. O PSOL tem o desafio de garantir potencial eleitoral para não ser atropelado pela clausula de barreira em 2022.

Lama da BHP..

Começa na quarta-feira na Justiça de Manchester, na Grã Bretanha, a audiência do ação coletiva contra a gigante mineradora BHP, sócia da Samarco e acusada como corresponsável pelo rompimento da barragem de lama, em 2015, que deixou 19 mortos e centenas sem casa em Mariana (MG).

..chega à Inglaterra

A BHP é acusada de “responsabilidade final” e processada por danos estimados em  £ 5 bilhões – perto de R$ 26,9 bilhões. A ação coletiva é movida por mais de 200 mil indivíduos, 25 municípios, 530 empresas, uma arquidiocese católica e membros da etnia Krenak. A defesa é da banca internacional PGMBM.

Novo lar

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da cidade do Rio de Janeiro acolheu um colombiano de 21 anos que ficou à deriva com o início da pandemia. Ele embarcaria num navio, cuja viagem foi cancelada. Poliglota (6 idiomas), e sem dinheiro para voltar para casa, está no hotel social. 

Volta pra casa

A Secretaria conseguiu uma viagem de volta para Aparecida de Goiânia (GO) de uma menina trans que também perdeu o trabalho e estava na prostituição no Rio.

Apagão moral

O Brasil vive hoje apagão moral e ético. Prova disso são episódios recentes vergonhosos: O desembargador paulista que deu carteirada porque não usava máscara, em Santos; o empresário de Alphaville que xingou o PM que o abordou por agressão; a carioca do “cidadão, não! Engenheiro civil, formado, melhor do que você”; o tal figurão do Judiciário no bacanal da lancha no Lago Paranoá, em Brasília (A polícia ainda investiga quem é).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Vereadores mirins de Itapema participam de Seminário Regional em Penha

O objetivo do encontro foi contribuir com a formação política dos estudantes que participam do programa de educação para a cidadania

Política

Audiência na ANTT discute reabertura de acesso à BR 101 em Itapema

Reivindicação atende três bairros de Itapema - Alto São Bento, Casa Branca e Sertãozinho - que reclamam a reabertura do acesso à rodovia

Política

Itapema deve receber R$ 1 milhão do Governo Federal até o início de julho

Comitiva de vereadores está na capital do país para buscar recursos para Itapema

Mais notícias

Segurança

Homens são encontrados mortos na rua em Barra Velha

Os dois apresentavam ferimentos causados por tiros

Trânsito

Feriadão de Páscoa: quase um milhão de veículos devem passar nas rodovias entre PR-SC

É esperado um aumento de até 30% no fluxo habitual de quinta-feira (29) até segunda-feira (1º)