keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Grupos da Guarda Municipal realizam treinamento conjunto sobre Operações de Controle de Distúrbios

Grupo de Patrulhamento com Cães K9, também participou do treinamento utilizando o Cão Apolo, que está sendo treinado para auxiliar no controle de multidões

A Guarda Municipal de Balneário Camboriú, através do Grupo de Operações Preventivas e do Grupo de Patrulhamento com Cães K9, realizou na última terça-feira (11), no SpeedWay Music Park, um treinamento de Operações de Controle e Distúrbio, organizado em conjunto com o Departamento de Administração Prisional (DEAP) e com participação de agentes convidados das guardas municipais de São José e Rio do Sul.

O treinamento foi ministrado pelo Guarda Municipal Alexandre Coelho, contando com uma apresentação feita por instrutores da Academia de Justiça e Cidadania (ACADEJUC).

O treinamento teve início no período matutino, com uma revisão teórica das técnicas utilizadas, seguida de desenvolvimento prático durante o período da tarde. Foram abordadas técnicas de Operação em Controle de Distúrbios (OCD), com técnicas de choque ligeiro, utilizadas para pequenos distúrbios, e técnicas de aplicação correta para instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO) – dentro destes estão os sprays de pimenta e gengibre, gás lacrimogênio, granadas de efeito moral e munições de impacto controlado. Durante as progressões, objetos eram arremessados contra os agentes para simular as multidões.

Segundo o instrutor Coelho, as técnicas repassadas foram adaptadas para a realidade de Balneário Camboriú e região. ‘’É difícil encontrar na literatura dos grupos de choque do Brasil operações com apenas quatro operadores, como trabalhamos. Geralmente são requisitados um mínimo de 12 operadores’’, explica. Ele ressalta que essas técnicas não são para operações convencionais de choque ou planejadas, mas para situações de pequenas multidões que possam surgir rapidamente e atentar contra a integridade física dos agentes de segurança ou de terceiros. ‘’Essas situações são muito comuns no município durante Carnaval, Réveillon, Festa dos Amigos e grandes eventos’’, conclui Coelho.

O Grupo de Patrulhamento com Cães K9, também participou do treinamento utilizando o Cão Apolo, que está sendo treinado para auxiliar no controle de multidões. Durante o avanço, o condutor e o cão acompanhavam o grupo tático, atacando contra um possível agressor, para então imobilizá-lo e prendê-lo. O K9 está em constante treinamento, realizando práticas todos os dias com os cães Apolo, Black e Nutella. As técnicas foram ensinadas pelo instrutor Márcio Ferreira da Silva, do Canil Escola Malinois.

Também estiveram presentes os instrutores da ACADEJUC, responsáveis por diversos cursos de formação de agentes de segurança do Estado de Santa Catarina. Os instrutores são agentes do DEAP e integrantes do Grupo Tático de Intervenção (GTI) e do Grupo de Intervenção Rápida de São Paulo (GIR-SP). Estes grupamentos trabalham direto com operações em complexos penitenciários regionais e utilizando equipamentos de controle de multidões. Em uma breve apresentação, demonstraram os equipamentos utilizados e suas técnicas operacionais para ambientes prisionais.

A Guarda Municipal de Balneário Camboriú busca constantemente aprimorar suas técnicas e equipamentos em busca de transformar o município em referência para a segurança pública e a qualidade de vida, com diversos treinamentos realizados desde 2017. ‘’Esta troca de informações e técnicas entre as instituições fortalece a cada vez mais todas as forças de segurança. Acreditamos que trabalhando juntos, quem sempre sai ganhando é a população“, conclui o comandante da Guarda Municipal de Balneário Camboriú Antônio Afonso Coutinho Neto.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Cidades

Alunos da APAE de Balneário Camboriú recebem oficinas de artes visuais

As atividades de formação contribuem para o desenvolvimento dos alunos artistas que vão produzir as ilustrações da segunda edição do livro Histórias Especiais

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve pavimentar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Observadores de aves se reuniram em Itapema neste final de semana

Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08)

Mais notícias

Geral

Primeiro clube flutuante de SC naufraga na Ilha das Cabras em Balneário Camboriú

Não havia ninguém no local quando a estrutura se desprendeu. A estrutura ficava atracada na margem direita do Rio Camboriú

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica