keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Grupo Folclórico Alemão Eintracht leva a Blumenau nova exposição de trajes típicos

A abertura do evento ocorre às 9h30, no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, com levantamento de Maibaum e apresentação de dança

Indumentária, pesquisa, história, amor e dança. No dia 28 de abril, o Eintrachtvolkstanzgruppe (Grupo Folclórico Alemão Eintracht), traz a Blumenau uma nova exposição de traje típico alemão. O grupo buscou a versatilização do uso do traje Braunschweigerlandestracht, utilizado pelo Eintracht, em homenagem a Dr. Blumenau – fundador do Município de Blumenau e ao senhor Alberto Liesenberg (in memoriam), padrinho Cultural do Grupo. A abertura da mostra ocorre às 9h30, no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, com levantamento de Maibaum e apresentação de dança folclórica. A exposição segue até o dia 31 de maio, de terça a sábado, das 10h30 às 16h30min, com entrada gratuita e aberta à comunidade. A ação faz parte do projeto Dança…Vida, Amor e Interação!, que é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital n. 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz. “O projeto visa também levar um pouco da dança e da música folclórica alemã a deficientes visuais e idosos, além de fomentar atividades culturais ligadas à preservação de usos e costumes alemães”, explica a coordenadora do Eintracht, Jane Mary Schmitz Liesenberg.

Segundo a coordenadora, o projeto tem alguns objetivos, entre eles o de preservar a originalidade dos trajes que compõem o acervo do Eintrachtvolkstanzgruppe; pesquisar peças originais valorizando a indumentária; apresentar danças e trajes autênticos para o público; versatilizar o uso das indumentárias conforme a ocasião, ou seja: ocasião formal – traje de Festa/Gala, evento popular – traje de domingo, além de ampliar os estudos sobre este traje que provém da localidade onde viveu o fundador do munícipio, Dr. Blumenau.

“A ideia surgiu logo após estudo mais aprofundado do traje. É uma sequência das pesquisas do grupo de dança, que se dedica também ao estudo de trajes germânicos. Quando se percebeu que o traje de Braunschweig (denominado Braunschweigerlandestracht, que significa traje do território – antigo ducado) tem variações no seu uso, verificou-se a viabilidade desta implementação. Até hoje o Grupo Eintracht usa o traje acima citado na versão Festtracht (uso nas festas) e com esta novidade será de ‘uso aos domingos’”, complementa Jane.  Neste estudo, realizado por Jane e Hélcio Dieter Liesenberg, houve pesquisa in loco, informações foram obtidas com o grupo de dança alemão “Die Steinbeckers”, localizado em uma cidade próxima a Braunschweig, que forneceu as fontes de consulta.

No dia 28, na abertura da exposição, ocorre também o levantamento do Maibaum, comemorando os 120 anos do Clube Recreativo e Cultural Concórdia. “O Maibaum é uma comemoração típica da Europa que no mês de maio vê o despertar das flores, da vida, das plantas. Esta comemoração se dá, portanto, na primavera europeia. O Eintracht ligou esta comemoração ao dia 3 de maio que é a fundação da entidade. Nela dançamos, homenageamos e comemoramos a vida”, celebra Jane.

EINTRACHTVOLKSTANZGRUPPE

O Grupo Folclórico Alemão Eintracht foi criado na cidade de Blumenau, em 3 de maio de 1987, por um grupo de jovens, membros da Igreja Luterana. Tem por objetivo mostrar à sociedade um pouco da cultura e das tradições alemãs. Desde então, o grupo Eintracht cresceu e desenvolveu o trabalho dentro de uma linha clara e objetiva de folclore, com apresentações em alguns estados do Brasil como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É filiado ao Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia de Itoupava Central e possui atualmente cerca de 50 integrantes, divididos em duas categorias, adultos e infanto-juvenil. Acompanhe as novidades pelo www.facebook.com/ eintrachtvolkstanz

SERVIÇO

Exposição de trajes do acervo Eintrachtvolkstanzgruppe
Abertura 28 de abril, das 9h30 às 11h30
No Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10377, Itoupava Central, Blumenau)
A exposição segue até o dia 31 de maio, de terça a sábado, das 10h30 às 16h30min
Entrada gratuita e aberta à comunidade

Na abertura da exposição ocorre o levantamento do Maibaum e apresentação de dança folclórica do grupo Eintrachtvolkstanzgruppe e convidados, música pela Banda Musical Duque de Caxias, formada exclusivamente por crianças do bairro, comemorando os 120 anos do Clube Recreativo e Cultural Concórdia. Com arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados a Casa de Repouso Amor à Vida.

CONTRAPARTIDA SOCIAL

 Dia 11 de maio: das 21h30 às 22h, o Grupo Folclórico Alemão Eintracht faz apresentação de dança folclórica na Sociedade Duque de Caxias (R. Braço Francês, 1715, Luiz Alves/SC)
Dia 6 de junho: das 9h30 às 10h30, apresentação na ação Folclore na Palma das Mãos, do Eintrachtvolkstanzgruppe, na Associação dos Cegos do Vale do Itajaí – Acevali (R. Londrina, 30, bairro Velha, Blumenau/SC) 
Dia 8 de junho: das 14h30 às 16h, apresentação de “Tarde Cultural com música e apresentação de dança folclórica”, na Casa de Repouso Amor à Vida (R. Ricardo Paul, 277, bairro Escola Agrícola, Blumenau/SC), com entrega da coleta de alimentos não perecíveis arrecadados durante o projeto Dança…Vida, Amor e Interação!

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Banda da Polícia Militar de SC faz apresentação no CIC Florianópolis

Os presentes foram agraciados com um repertório eclético com clássicos da música popular brasileira e internacional

Cultura e Lazer

Monumento Geração foi inaugurado no Espaço Cultural

Espaço Cultural Nelson Santos ganhou um novo local para fotos e visitação

Cultura e Lazer

Balneário Shopping recebe parque temático “Liga da Justiça”

A atração levará o público a vivenciar uma experiência de adrenalina e diversão

Cultura e Lazer

Confira a programação da 1ª Virada Afro-Cultural de Itajaí

Confira a programação da 1ª Virada Afro-Cultural de Itajaí

Cultura e Lazer

Unimed Litoral recebe propostas para patrocínio a projetos artísticos e culturais

A Unimed Litoral é um dos principais patrocinadores culturais de Itajaí

Mais notícias

Geral

FG Empreendimentos realiza doação para Secretaria da Pessoa Idosa em BC

Os equipamentos de tecnologia serão utilizados para equipar um laboratório para atividades de informática e os demais equipamentos serão para o projeto Mobiliteca 60+

Mercado Imobiliário

FG Empreendimento anuncia o primeiro hotel upscale de Balneário Camboriú

Abertura do novo centro de eventos da cidade reforça a escolha da ampliação da diversificação de investimentos e incentiva nova rota para região