keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Grupo de Operações Preventivas participa de capacitação de patrulha

O Grupo de Operações Preventivas (GOP) da Guarda Municipal de Balneário participou de um treinamento de patrulha básica, ministrado pelo policial civil Alex Furstenberg, de São José. A atividade, foi realizada em um campo de […]

O Grupo de Operações Preventivas (GOP) da Guarda Municipal de Balneário participou de um treinamento de patrulha básica, ministrado pelo policial civil Alex Furstenberg, de São José. A atividade, foi realizada em um campo de treinamento de airsoft, no Estaleirinho, nesta segunda-feira (20). A Guarda Municipal de Florianópolis também participou do treinamento.

Focado na parte básica de patrulha, utilizando técnicas de deslocamentos dinâmicos e deslocamento ponto a ponto, patrulha em ponta simples e ponta dupla, retaguarda simples e retaguarda ponto a ponto. Segundo o instrutor, a boa qualidade operacional dos guardas municipais está facilitando a capacitação. “Estamos pulando algumas etapas e antecipando outras para adiantar o treinamento. O pessoal está progredindo muito rápido e conseguimos adiantar o treinamento para repassar as técnicas mais vezes”, afirma Alex Furstenberg.

Durante a capacitação, os guardas utilizaram todos os treinamentos que já participaram, como saque de pistola e arma longa, transição de armas, passagem de nível e passagem de beco. A capacitação busca aprimorar técnicas de combate em ambiente confinado, como por exemplo, dentro de uma casa. Os guardas foram divididos em grupos que percorreram um circuito desenvolvido entre as estruturas do campo de treinamento. Durante o percurso haviam alvos para simularem possíveis ameaças armadas que deveriam ser paradas utilizando armas de airsoft. Foram colocados diversos obstáculos pelo caminho, incluindo fumaça.

O líder do GOP, Édio Carlos Barbosa, ressalta que por tratar-se de uma guarnição especializada, é obrigatório o treinamento contínuo em técnicas de abordagem, de combate em ambiente confinado, patrulha, transição de armas e outros. “Buscamos em outras instituições conhecimentos diversos, pois ninguém é dono do conhecimento absoluto em nossa área. Buscamos diferenciadas experiências policiais para encontrar a que se adequa melhor à condição da Guarda Municipal em Balneário Camboriú”, finaliza Barbosa.

“A capacitação faz parte dos constantes treinamentos oferecidos para as forças da Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú, desde o ano passado, visando transformar o município em referência na área de segurança pública”, disse o secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Itapema realiza audiência para apresentação da LDO 2023

A reunião aconteceu nesta segunda-feira (15/08) auditório da Prefeitura de Itapema

Cidades

Vereador Xepa pede brinquedos para crianças com deficiências nos parques de Itapema

O vereador se une à uma luta de muitas mães de filhos e filhas especiais

Cidades

Balneário Camboriú conquista a maior separação de recicláveis em sua história

Em julho de 2017, a população de Balneário Camboriú separou para reciclagem 3,4% do total de resíduos, percentual que agora chega a 8,9%

Cidades

Rede de esgoto do Estaleiro e Estaleirinho chega aos 65%

As obras de implantação da rede coletora no Estaleiro e Estaleirinho - únicos bairros que ainda não possuem saneamento, em Balneário Camboriú - iniciaram no fim do mês de outubro de 2021

Cidades

Canteiros de Itajaí vão receber mais de 100 mil mudas de flores

Os trabalhos seguem por todo o município com o objetivo de embelezar os espaços públicos

Mais notícias

Segurança

Professor é preso com fotos e vídeos pornográficos de alunas

Há ainda outro inquérito policial instaurado para apurar o crime de assédio sexual supostamente praticado pelo professor